> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Quinta-Feira , 01 de Maio de 2025
>> Notícias
   
 
30% das crianças não freqüentam creche


Publicado pelo Aprendiz 03/11/2006

As políticas públicas voltadas às crianças de até seis anos na América Latina e no Caribe serão o alvo de um debate em São Paulo que reunirá especialistas em educação e saúde infantil. O objetivo é discutir aspectos que influenciam a formação nos primeiros anos de vida. Serão abordados temas que vão desde o papel da família até o acesso à educação. No Brasil, quase três em cada dez crianças com idade entre 4 e 6 anos não estão na escola, e menos de uma em cada seis crianças com até 3 anos freqüenta creches. As informações são da PNAD (Pesquisa Nacional de Amostra ed Domicílios), do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

O seminário, intitulado América Latina e Caribe: A Primeira Infância Vem Primeiro, será realizado de 6 a 8 de novembro, em São Paulo, pela Fundação Abrinq em parceria com o UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância e a Adolescência) e a OPAS (Organização Pan-Americana da Saúde), com o apoio do PNUD. O evento também apresentará projetos voltados a crianças de até 6 anos que receberam reconhecimento internacional, entre eles o Promesa, da Colômbia, que orienta os pais a realizarem atividades voltadas ao desenvolvimento físico e mental das crianças em idade pré-escolar.

Além de experiências bem-sucedidas, o seminário vai expor pesquisas sobre a importância da educação infantil na formação da sociedade. Entre os estudos que serão apresentados está o do pesquisador Francisco Quiazua, do Centro de Excelência pelo Desenvolvimento da Primeira Infância da Universidade de Montreal, no Canadá, que avalia o impacto social e econômico dos investimentos em políticas públicas voltadas às crianças de até 6 anos. Segundo o trabalho, crianças que freqüentaram creches e cursaram a pré-escola têm menos chances de serem presas quando adultas e tendem a ter no futuro uma renda maior do que aquelas que não tiveram acesso à educação infantil.

O encerramento do seminário será marcado pela entrega do Prêmio Criança 2006, realizado desde 1989 pela Fundação Abrinq com o objetivo de reconhecer iniciativas inovadoras em prol da infância. Neste ano, serão escolhidos quatro projetos voltados à crianças de até seis anos entre mais de 300 iniciativas inscritas.

O seminário será realizado no Sesc Pinheiros, zona oeste do município de São Paulo. Para participar, é preciso se inscrever no site www.fundabrinq.org.br/primeirainfancia.

http://aprendiz.uol.com.br/content.view.action?uuid=a4dcf4830af4701000f102d30683654b

PrimaPagina

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader