> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Quarta-Feira , 15 de Maio de 2024
>> Notícias
   
 
Escolas: a educação no enfrentamento ao HIV


Publicado pelo Envolverde 07/11/2006

Ministério da Saúde, Ministério da Educação, Unesco e UNICEF são parceiros no programa.

Mais de 300 adolescentes participararam da Primeira Mostra do Projeto Saúde e Prevenção na Escola, durante o 6º Congresso Nacional de Prevenção das DST e Aids, em Belo Horizonte, no último sábado (4). Os adolescentes apresentaram seus trabalhos sobre prevenção às DST e aids e contaram como são nas escolas as atividades que ensinam e promovem comportamentos sexuais seguros.

Durante a mostra sobre o Saúde e Prevenção nas Escolas, foram expostos materiais desenhados especialmente para adolescentes e professores. Entre esses materiais, estava o kit Mobilização dos Adolescentes para o Teste de HIV/aids, que inclui um guia para professores sobre como abordar a questão do HIV/aids em sala de aula e um DVD com vinhetas produzidas pela MTV sobre a prevenção à aids. Os VTs foram cedidos pela MTV gratuitamente para o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF). “Esta iniciativa tem o objetivo de estimular que adolescentes usem o ambiente escolar para debater sobre como se prevenir das DST e da aids e que possam contar com professores capacitados para lidar com essas perguntas”, diz a representante do UNICEF no Brasil, Marie-Pierre Poirier.

Como parte da Mostra, nesta segunda-feira (6), o UNICEF, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e Cultural (Unesco), o Escritório das Nações Unidas contra Drogas e Crimes (UNODC), o Programa Nacional de DST e Aids do Ministério da Saúde e o Ministério da Educação entregam o Prêmio Escola 2006. As peças criadas por adolescentes estudantes de escolas públicas do Ensino Médio e Fundamental incentivam práticas preventivas e comportamentos sexuais seguros.

Até o fim de 2007, o Saúde e Prevenção nas Escolas vai alcançar 7 milhões de adolescentes em todo o País. O objetivo é combinar informação sobre sexualidade e a prevenção das DST e do HIV/aids com a participação desses estudantes em suas escolas. O projeto Saúde e Prevenção nas Escolas é uma parceria entre o Ministério da Educação, Ministério da Saúde, UNICEF e Unesco.

Congresso debate respostas à epidemia da aids

De sábado (4) até terçafeira (7), acontece, em Belo Horizonte, a sexta edição do Congresso Brasileiro de Prevenção às DST e Aids, evento que reunirá governos, sociedade civil e organismos internacionais em torno do debate sobre o enfrentamento da pandemia do HIV. O tema que norteará as discussões deste ano será Promoção da Saúde e Eqüidade – Desafios da Prevenção e Assistência das DST e Aids no SUS.

O Congresso, organizado pelo Programa Nacional de DST e Aids do Ministério da Saúde, em conjunto com uma série de parceiros, analisa como a prevenção ao HIV/aids precisa ser tratada em todo o atendimento de saúde: nas ações de saúde básica; no atendimento pré-natal; na atenção à saúde sexual e reprodutiva; no trabalho dos postos de saúde com adolescentes; em ações de nutrição.

O UNICEF apóia e está envolvido em diversas atividades do Congresso, como a mostra Cinema Mostra Aids e nas ações do projeto Saúde e Prevenção nas Escolas. Além disso, participa da organização da mesa sobre transmissão vertical – quando serão apresentados os dados iniciais da pesquisa Sentinela Parturiente – e está apoiando a ida de lideranças indígenas ao Congresso.

http://www.envolverde.com.br/materia.php?cod=24230&edt=34

Unicef

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader