> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Quarta-Feira , 30 de Abril de 2025
>> Notícias
   
 
Cresce matrícula em ensino profissionalizante


Publicado pelo Terra 07/11/2006

Enquanto as matrículas de ensino médio registraram queda de 1,5% em 2005, se comparadas ao ano anterior, as inscrições para educação profissional de nível médio subiram 10,6% no mesmo período.

Os números absolutos, porém, mostram a grande diferença de absorção entre as duas etapas de ensino. São 9,031 milhões de alunos no médio e 747.892 no profissional.

Mantida a tendência dos dados preliminares do Censo Escolar 2006, o ensino médio voltará a registrar queda em torno de 1%, o que, em números absolutos, significa uma diferença de mais de 90 mil jovens.

Podem estar sendo absorvidos, no entanto, não só pelo ensino profissional como também pela educação de jovens e adultos (EJA).

Com duração de dois anos ou menos e cuja oferta é maior à noite, as turmas de EJA não passam por avaliações de qualidade como acontece com a educação básica.

Daí uma das preocupações de especialistas ser o debate em torno de propostas para melhorar essa etapa de ensino.

Integração

O Ministério da Educação também pretende, durante a conferência nacional, discutir ações que incentivem governos e escolas a adotarem formas de integrar o ensino médio regular ao profissional, medida liberada por meio de decreto presidencial em 2004.

Já quando o assunto é educação profissional de nível superior, a preocupação é com o modelo de expansão adotado na década de 1990. Houve um grande aumento na rede particular, que não foi acompanhado pela demanda. Resultado: a ociosidade de vagas chegou a 58%.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/educacao/ult305u19071.shtml

Folha de S.Paulo

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader