Redações de estudantes viram 11 curtas-metragens

Publicado pelo Envolverde 09/11/2006

Projeto "Curta Química e Natureza" transforma 11 redações de estudantes do ensino fundamental em curtas-metragens.

O dia 27 de novembro será especial para 11 alunos de escolas estaduais de Santo André e Rio Grande da Serra (SP). O grupo vai exibir curtas-metragens produzidos a partir de redações elaboradas com o tema Ambiente e Sociedade. Com foco documentarista, os filmes fazem parte do Projeto Curta Química e Natureza, realização da indústria química Solvay Indupa e coordenada pelo Estúdio Brasileiro, com apoio da Diretoria Regional de Ensino. Os curtas-metragens têm exibição inédita. A mostra abre dia 27, às 19h, no Teatro Manacá, em Rio Grande da Serra (rua José Maria Figueiredo, 491, centro).

Os curtas-metragens serão apresentados ao público, no Teatro Manacá, em 3 sessões diárias na mesma semana e nos seguintes horários: de 28 de novembro a 1º de dezembro, às 13h, 15h e 17h; e dia 2, às 10h e às 12h. A entrada é gratuita, com retirada de ingresso antecipada no local. A capacidade é para 120 pessoas.

O concurso abrangeu 11 escolas próximas a Solvay, em Rio Grande da Serra. A partir de cinco subtemas – Morar na área de proteção aos mananciais, Meu bairro, seus habitantes e o ambiente natural, O lixo nas vias públicas e terrenos baldios, As pessoas que vivem do lixo e O que faço para melhorar o ambiente onde vivo, cerca de 900 alunos participantes, todos da oitava série do ensino fundamental, aceitaram o desafio de escrever redações para ser transformadas em vídeos de curta-metragem.

O trabalho de preparação e execução do concurso durou nove meses e envolveu, além da equipe técnica, professores e os 11 'jovens autores', que no processo de filmagem participaram desde a elaboração de roteiros, captação de imagens até a finalização do material, ou mesmo nas encenações, que utilizam como cenário as ruas, praças e outros espaços públicos de Rio Grande da Serra, representada por 10 escolas, e também da histórica vila de Paranapiacaba, subdistrito de Santo André.

Com média de 5 minutos de duração, os curtas-metragens retratam a realidade sócio-ambiental na visão do estudante. "Nos curtas-metragens, encontramos o olhar do adolescente em relação ao meio ambiente e a realidade social onde ele vive", destaca Lisandre de Assis, coordenadora de Comunicação, da Solvay Indupa.

Os autores das redações têm 13 e 14 anos e são eles: Jean Carlo Quiel Herculano, Janially Gomes dos Santos, Jennifer Suellen Guilherme da Silva, Amanda Soares de Oliveira, Marcos Vinicius da Silva, Evelyn da Silva Oliveira, Diego Veríssimo Mendes, Raphael Correia dos Santos, Felipe Bruno de Melo Alves, Raniery Casuza Tavares, e Andressa Borges de Moraes, esta última de Santo André.

Envolverde