Unicamp tem melhores teses do País

Publicado pelo Universia Brasil 10/11/2006

Destaque em seis categorias de diversas áreas, universidade de Campinas ganha dois dos três Grandes Prêmios da Capes

(Raquel Lima)
A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) foi a grande vencedora do Prêmio Capes de Teses, que premiou os melhores trabalhos de doutorado de 2005. A instituição campineira de ensino venceu em seis das 38 categorias e ainda ganhou dois dos três Grandes Prêmios.

Cláudio Teodoro de Souza, da Faculdade de Ciências Médicas, foi o melhor no Grande Prêmio Capes de Tese Carl Peter von Dietrich, que englobou as áreas de ciências biológicas, ciências da saúde e ciências agrárias. Maraliz de Castro Vieira, do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, conquistou o Grande Prêmio Capes de Tese Florestan Fernandes, voltado para as ciências humanas, ciências sociais aplicadas e lingüística. O Grande Prêmio Capes de Tese César Lattes, que abrangeu o conjunto das grandes áreas de engenharias e ciências exatas e da terra, foi concedida a Cláudio Patrício Ribeiro Júnior, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Os escolhidos receberão diploma, medalha e bolsa de pós-doutorado de um ano no Exterior.

Souza descreveu a identificação e avaliação das características da proteína PGC-1 alfa. A proteína está envolvida tanto com a secreção de insulina quanto na eficiência de sua ação em órgãos como o fígado e tecido adiposo. O trabalho gerou a patente de um possível futuro medicamento para diabetes tipo 2.

Já Maraliz estudou o quadro Tiradentes Esquartejado, de Pedro Américo, pintado em 1893. A partir da obra analisada, ela levantou questões como a função histórica da arte e a semelhança entre artistas e historiadores.

Das seis teses premiadas da Unicamp (que incluem as duas vencedoras do Grande Prêmio), duas foram defendidas no Instituto de Biologia e as demais na Faculdade de Ciências Médicas e nos institutos de Filosofia e Ciências Humanas, Física e Química.

"Sem dúvida, essa premiação é motivo de orgulho para nossa instituição pelo fato de sermos mais uma vez reconhecidos pela excelência das nossas atividades", declarou a pró-reitora de pós-graduação da Unicamp, Teresa Dib Zambon Atvars. Até outubro, foram defendidas 1.588 dissertações de mestrado, teses de doutorado ou de mestrado profissional.

O Prêmio Capes de Tese consiste em diploma, medalha e bolsa de pós-doutorado nacional de um ano para o autor da tese, auxílio equivalente a uma participação em congresso nacional para o orientador ou igual soma de recursos aplicável no custeio de projeto aprovado pela Capes.

A Unicamp recebeu ainda duas menções honrosas pelas faculdades de Engenharia de Alimentos e Engenharia Elétrica e Computação.

Homenagens

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (Capes/MEC) criou a premiação em dezembro de 2005 com o objetivo de destacar, anualmente, as melhores teses de doutorado aprovadas nos cursos reconhecidos pelo Ministério da Educação.

César Lattes (1924-2005) tornou-se conhecido mundialmente por ter sido um dos responsáveis pela descoberta do méson pi, a partícula subatômica que garante a coesão do núcleo do átomo. Florestan Fernandes (1920-1995) foi sociólogo e professor universitário, é o fundador da sociologia crítica no Brasil. O médico e pesquisador Carl Peter von Dietrich (1936-2005) é o descobridor da estrutura da heparina, substância anticoagulante.
Leia mais em:

Capes