> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa tarde
Quarta-Feira , 15 de Maio de 2024
>> Notícias
   
 
Baixa auto-estima influencia desempenho escolar


Publicado pelo Aprendiz 10/11/2006

(Alan Meguerditchian)
"Encontramos uma linearidade entre a baixa auto-estima e o desempenho escolar fraco e uma boa auto-estima e desempenho escolar adequado". Este foi o principal resultado da pesquisa feita pela dupla de estudantes da Fundação Liberato, Alexandre Spindola e Lidiane Andriolla, da cidade de Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul.

Os pesquisadores entrevistaram 133 estudantes de 4ª série do ensino fundamental por meio de questionários e, posteriormente, conversaram mais profundamente com seis alunos, seus professores e pais. "A maneira como eles são tratados apenas reforça a situação em que se encontram. O aluno de alto rendimento recebe elogios como gênio ou inteligente, o que eleva cada vez mais sua auto-estima. Enquanto isso, os que têm mais dificuldade ouvem incentivos como esforçado ou querido", explica Andriolla.

Segundo os pesquisadores, a idéia que julga os alunos de baixo desempenho como não inteligentes ainda é forte. "Já realizamos palestras e os alunos que estavam indo mal acreditavam que não conseguiriam passar de ano e os professores apenas colaboravam para que a situação continuasse a mesma", explica Spindola.

http://aprendiz.uol.com.br/content.view.action?uuid=c8944c600af4701000a522a6d101d06b

Aprendiz

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader