> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Quinta-Feira , 01 de Maio de 2025
>> Notícias
   
 
ONG indicada pelo Brasil recebe prêmio da Unesco


Publicado pelo Envolverde 13/11/2006

(Karla Nonato)
Ser percebida como uma organização que luta pela transformação social despertando potencialidades e auto-estima das camadas populares é o lema do Grupo Cultural Afro Reggae, indicado pelo governo brasileiro, por meio do Ministério da Educação, ao Prêmio Madanjeet Sing para incentivar a tolerância e a não-violência, promovido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

A organização não-governamental Grupo Cultural Afro Reggae (GCAR) foi agraciada com a Menção Honrosa. Um representante do grupo vai participar da entrega do prêmio, no dia 16 de novembro, em Paris, com despesas custeadas pelo MEC. O prêmio principal foi concedido a Veerasinghan Anandasangaree, natural do Sri Lanka, presidente da Frente Unida de Libertação Tamil.

O Afro Reggae é um grupo de música surgido em 1993 e desde então desenvolve projetos sociais destinados à formação cultural e artística de jovens moradores de favelas. O grupo foi escolhido pelo Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad), porque trabalha pela inclusão social de crianças e adolescentes de favelas no Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte, atuando no campo da educação e da cultura afro-brasileira.

A ONG desenvolve também atividades no programa Escola Aberta (Secad/MEC), no qual promove atividades como oficinas de formação de ritmos musicais, esporte de rua (basquete), grafites e produção de documentários, para os instrutores do programa. Professores de escolas públicas e pais de alunos também participam de oficinas e exposição de documentários, com temas como gravidez na adolescência e narcotráfico.

Prêmio – A Unesco criou o Prêmio Madanjeet Sing em 1995 para identificar e recompensar as ações originais que contribuam para promover a tolerância. A cada dois anos, a organização premia instituições, organizações e pessoas que, por suas atividades, incentivem o espírito de tolerância e não-violência no campo da ciência, artes, cultura, educação ou comunicação. Este ano a premiação será no valor de US$ 100 mil – cerca de R$ 214 mil.

http://www.envolverde.com.br/materia.php?cod=24529&edt=34

MEC

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader