> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Quarta-Feira , 30 de Abril de 2025
>> Notícias
   
 
Projeto itinerante: a leitura em praças públicas


Publicado pelo Envolverde 13/11/2006

Projeto da Duke Energy leva biblioteca itinerante a cidades para despertar em crianças, adolescentes e adultos o prazer pela leitura.

Mais duas cidades do interior de São Paulo, Ipaussu e Bernardino de Campos, recebem, neste fim de semana, a visita da Ecoteca, que abriga atividades de incentivo à leitura e à responsabilidade ambiental. Quatro educadores, que também atuam como contadores de histórias, um educador de jogos corporais e um músico estarão à frente da Ecoteca, que associa conhecimento e lazer por meio de uma biblioteca itinerante, montada numa van, que se instala em praças públicas de cidades paulistas e paranaenses. São cerca de 300 títulos de ficção e temas paradidáticos à disposição das comunidades para leitura e diversão.

Junto com os livros chegam às praças os contadores de histórias. São educadores capacitados para capturar a atenção e acender a imaginação do público. Cada evento da Ecoteca dura entre 3 e 4 horas em quatro espaços que chegam a abrigar uma média de 500 pessoas: a Tenda Monteiro Lobato, que disponibiliza livros para a população e a leitura de histórias para grupos, realizada pelos educadores; a Tenda Maria Clara Machado, onde são feitas dramatizações de histórias com roupas e adereços; a Tenda Comunidade, destinada a atividades desenvolvidas pela própria comunidade; e o Espaço Brincar, que aproveita a própria praça para jogos e brincadeiras.

Oficinas pedagógicas - Além das atividades em praça pública, a Ecoteca proporciona oficinas para professores. Ao todo, serão 224 horas de treinamento durante o ano, nas 13 comunidades visitadas pelo projeto em 2006. “Através das oficinas pedagógicas com educadores e membros da comunidade, a Ecoteca contribui para a formação de contadores de histórias e multiplicadores, como mais uma forma de despertar nas crianças o gosto pela leitura”, explica Celinha Nascimento, coordenadora pedagógica do projeto.

As oficinas trabalham com leitura e Internet, visando potencializar o uso do site Ecoteca (acessível em http://www.duke-energy.com.br/ecoteca). O projeto proporciona encontros anuais entre professores e membros da comunidade interessados em trabalhar com leitura, preservação ambiental e Internet. “Esses eventos acontecem em agosto e outubro, com os objetivos de fortalecer a implantação de projetos e avaliar os trabalhos desenvolvidos durante o ano, fortalecendo os laços entre a equipe de educadores da Ecoteca e os responsáveis pelos projetos existentes nas comunidades”, destaca Nascimento.


Desde 2002, quando começou, o projeto reuniu sete mil participantes entre professores, jovens, crianças e adultos, em 54 cidades nos estados de São Paulo e Paraná.

http://www.envolverde.com.br/materia.php?cod=24482&edt=34

Envolverde

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader