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Cardápio para deficientes visuais


Publicado pelo Envolverde 13/11/2006

O McDonald’s lançou nesta quinta-feira (09), um cardápio para os deficientes visuais, com a descrição de seus produtos e ingredientes. O trabalho de criação e desenvolvimento do material, que contém também as informações de alérgenos e preços, foi realizado com o apoio técnico da Fundação Dorina Nowill para Cegos – uma instituição que este ano completou 60 anos e é uma das mais atuantes nesse segmento no Brasil. Até o fim de novembro, os cardápios estarão disponíveis em todos os restaurantes da rede.

Segundo o censo do IBGE, o País conta atualmente com 16 milhões de deficientes visuais. Dentro de sua política de inclusão social, o McDonald’s toma mais essa iniciativa para proporcionar o bem-estar a todos os clientes que freqüentam seus pontos-de-venda. “Assim como todas as outras ações que desenvolvemos em nossos restaurantes ligadas à acessibilidade, também com o lançamento do novo cardápio em braile temos o objetivo de promover a inclusão social.” diz Renata Raniro, da área de Comunicação Corporativa do McDonald’s Brasil e responsável pelo projeto. “Procuramos fazer isso dando autonomia e liberdade para os nossos clientes portadores de necessidades especiais, que assim podem se sentir à vontade em nossos restaurantes”, complementa.

O McDonald’s lançou seu primeiro cardápio para deficientes visuais em 1989, também como iniciativa inédita. A versão original era resumida, e ficava afixada na parede próxima ao balcão do restaurante para uma rápida consulta. O novo cardápio é mais completo, tem 30 páginas e poderá ser consultado com mais tranqüilidade e conforto, nas mesas. Ele traz informações em braile para cegos e uma impressão em letras grandes para portadores de baixa visão. O índice geral apresenta uma divisão feita por plataforma de produto, incluindo frango, carne bovina, saladas, bebidas, sobremesas, etc. Os funcionários também receberam treinamento especial para fazer o atendimento.

A rede possui também legendas em braile nas embalagens de papel de seus sanduíches e nas tampas de refrigerantes, além de ter sido pioneira no uso da tecnologia closed caption em seus comerciais de TV.

A parceria com a Fundação Dorina Nowill para Cegos, que é hoje uma das maiores produtoras de livros em braile no mundo, foi essencial para a elaboração de um material que atendesse às necessidades dos usuários do cardápio. Em 2005, foram impressas mais de 17 milhões de páginas entre obras didáticas, literatura, música e outras publicações braille. “É preciso ouvir os deficientes e dar-lhes a oportunidade de se manifestarem para promover a sua inclusão social. A participação do setor privado é fundamental nesse processo”, diz a presidente emérita e vitalícia da Fundação, dona Dorina Nowill, de 87 anos.

Cega desde os 17 anos, dona Dorina foi uma das criadoras da Fundação e viajou aos Estados Unidos para aprender técnicas desenvolvidas para a educação de cegos. Regressou com o firme propósito de desenvolver no Brasil ações educativas e culturais para o desenvolvimento de deficientes visuais. A fundação também oferece programas de atendimento especializado ao deficiente visual e seus familiares.

http://www.envolverde.com.br/materia.php?cod=24523&edt=34

Envolverde

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