Rede de parcerias faz cidade crescer

Publicado pelo Aprendiz 14/11/2006

(Cássia Gisele Ribeiro)
Espírito Santo do Turvo, um pequeno município de quatro mil habitantes do interior de São Paulo, mostra que é possível implementar uma educação de qualidade sem muito dinheiro, mas com empenho da população. Emancipada há apenas nove anos, as escolas da cidade possuem altos índices na avaliação; rádio e jornais comunitários e fonte de renda sustentável para a população.

Situada a 320 quilômetros da cidade de São Paulo, Turvo era um vilarejo cuja população obtinha seu sustento trabalhando nas cidades próximas ou na usina de álcool e açúcar da região. "O problema é que os trabalhadores só tinham emprego em determinada época do ano, quando havia o corte da cana", conta a prefeita Luciana Retz (PT).

O primeiro passo foi conquistar a autonomia do município. "Escolher um representante e lutar pela emancipação da cidade foi o primeiro passo", diz a prefeita. Realizada a emancipação, o município criou outras ações pela melhoria da educação como, por exemplo, a introdução nas escolas públicas de alguns elementos da pedagogia Waldorf (http://www.sab.org.br/pedag-wal/pedag.htm), que defende, por exemplo, que a criança aprenda através da arte e só leia depois da primeira série.

Realizado em parceria com o projeto Dom da Palavra (http://www.sab.org.br/pedag-wal/inst-artesocial.htm) , que visa implementar elementos da pedagogia Waldorf em escolas públicas de todo país, as escolas mantém espaços diferenciados de aprendizagem. A cada início de aula, o professor cumprimenta cada aluno, chamando-o pelo nome e perguntando se está bem. Antes de iniciar as aulas, todos fazem juntos uma atividade rítmica.

"O aluno sempre chega na escola com uma carga que traz de casa. Um dormiu pouco, outro dormiu muito, outros tiveram problemas, outros estão agitados, outros com preguiça", conta o coordenador do projeto Dom da Palavra, Rubens Salles. "As atividades rítmicas colaboram para que todas as crianças entrem na mesma sintonia".

As salas de aula também são um diferencial desse tipo de ensino. Mais próxima do ambiente familiar, as salas de aula possuem cantos: um para brincar, outro para comer, estudar e o banheiro fica dentro da sala.

"É um ambiente aconchegante, onde as crianças sentam-se juntas e não em carteiras individuais", conta a secretária da educação da cidade, Claudia Veiga, que também é educadora de escola Waldorf. As atividades artísticas são o centro de todo o processo de ensino-aprendizagem. "A música, o artesanato, a pintura e as expressões artísticas são instrumentos eficientes para que o aluno queira e goste de aprender", diz.

O resultado é que, na última avaliação feita pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Espírito Santo do Turvo obteve uma média superior às nacional, estadual e das cidades de sua região, entre as escolas municipais.

As mães da cidade também foram responsáveis e beneficiárias da melhoria das condições sociais da região. Elas criaram uma cooperativa de trabalho em que produzem brinquedos educativos, hoje vendidos para diversas regiões do país e do exterior. As peças são feitas de lã e madeira. Os homens da cidade também estão se associando a cooperativa, o que tem feito crescer ainda mais a produção de brinquedos de madeira.

Aprendiz