> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Quinta-Feira , 01 de Maio de 2025
>> Notícias
   
 
Google Earth: globo terrestre do século 18


Publicado pelo Folha Online 23/11/2006

(JULIANO BARRETO)
Além de viajar pelos quatro cantos do mundo com poucos cliques, o Google Earth vai permitir que seus usuários voltem no tempo, mostrando representações geográficas em três dimensões de mapas antigos.

Em sua versão 4 (disponível para download em earth. google.com/earth4.html), o programa de visualização de mapas com imagens de satélite adicionou acessórios que permitem ver uma versão do globo terrestre desenhada em 1790 e mapas de Nova York, de 1836, de Buenos Aires, de 1892, e de Tóquio, de 1680.

Depois de instalar o programa no seu PC, é preciso ir até a aba Layers e ativar as opções disponíveis no menu Rumsey Historical Maps, dentro da lista Featured Content. O conteúdo especial vem da coleção de mapas de David Rumsey, que oferece conteúdo semelhante no site www.davidrumsey.com. A página só funciona no Internet Explorer e exige a abertura de janelas pop-up.

Outra opção para incrementar o Google Earth são os arquivos KML, que trazem coordenadas para o Earth mostrar conteúdo. No próprio site do soft, é possível baixar um atalho para ver uma versão antiga do mapa de San Francisco.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u21029.shtml

Folha de S.Paulo

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader