> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa tarde
Quarta-Feira , 15 de Maio de 2024
>> Notícias
   
 
Série De olho no ambiente trata gestão das águas


Publicado pelo Envolverde 23/11/2006

Os dez programas serão exibidos no Canal Futura, focados em crianças de sete a dez anos.

Já está no ar, no Canal Futura, a série de programas "De Olho no Ambiente". No total, são dez interprogramas com duração de 2m30s cada que tratam da gestão das águas. Os temas são: água – da nascente à foz, biodiversidade, água e cultura, saneamento, saúde humana e da fauna, navegação, água e economia, água e o clima, água e educação interdisciplinar e direitos sobre a água.

A série, produzida pela Limite Produções, foi criada para integrar o kit educativo do projeto Caminho das Águas e ser utilizada em sala de aula, com estudantes de 1ª a 4ª séries do ensino fundamental.

O projeto é uma iniciativa da Agência Nacional de Águas, em parceria com a Fundação Roberto Marinho, e é dedicado a quatro bacias hidrográficas brasileiras: do rio Doce (que abrange os estados de Minas Gerais e Espírito Santo), dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (em Minas Gerais e São Paulo), do Paraíba do Sul (em Minas, São Paulo e Rio de Janeiro) e do São Francisco (que passa por seis estados: Bahia, Minas, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Goiás, além do Distrito Federal).

Criação dos personagens

A série é uma animação em 2D na qual cada personagem foi montado a partir de pedaços de frutas e legumes. Por exemplo, o camarão é feito com várias rodelas de cenoura, enquanto o sapo é um abacate. A escolha desses elementos está relacionada com a própria mensagem da série. Isto é, alguns dos personagens têm partes feitas de pedaços de lata e outros materiais que costumam sujar os rios, por isso mesmo, eles estão inseridos em um contexto que trata da poluição das águas.

Toda a série De olho no ambiente exigiu criatividade e muita pesquisa para transformar temas complexos como a gestão da água em assuntos de fácil assimilação e, ao mesmo tempo, conseguir sensibilizar crianças da faixa dos sete aos 10 anos, que formam o público alvo dos interprogramas. Por isso a escolha de apresentar a série como se fosse os bastidores de uma emissora de TV. Afinal, essas são linguagens já próximas do universo infantil e que dão um toque de bom humor a cada um dos episódios.

Os personagens formam uma equipe muito especial de uma nova emissora de TV. O repórter é um camarão apaixonado por esportes radicais, um sapo comanda o programa de entrevistas, caranguejos são os personagens principais de uma novela, uma libélula cuida das notícias do trânsito e uma microalga é a repórter investigativa. Essa mistura inusitada é a receita para ensinar a crianças sobre gestão das bacias hidrográficas, um tema ainda pouco explorado em sala de aula, mas fundamental na formação de cidadãos do futuro.

Legenda: O Jornal Fluvial, um dos quadros da série de Olho no Ambiente, é apresentado por duas tartarugas montadas a partir de pedaços de abacaxi, tangerina e fruta-do-conde.
Crédito da imagem: Fundação Roberto Marinho

http://www.envolverde.com.br/materia.php?cod=24995&edt=8

Fundação Roberto Marinho

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader