> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Quarta-Feira , 30 de Abril de 2025
>> Notícias
   
 
Computadores de baixo custo chegam ao Brasil


Publicado pelo UOL 27/11/2006

Chegam nesta segunda-feira (27) ao Brasil os 50 primeiros computadores portáteis do programa "Um Computador por Aluno". Os equipamentos, que têm o custo de US$ 100 e são fabricados pela Organização Não-Governamental One Laptop Per Child (OLPC - Um computador por criança), ligada ao Instituto norte-americano, serão utilizados para testes.

De acordo com a Agência Brasil, o projeto nasceu de proposta feita pela OLPC ao governo brasileiro, no início de 2005. Para conseguir atingir o baixo preço, porém, é necessário que sejam feitos pelo menos cinco pedidos de um milhão de unidades, de um ou mais países.

Família
Cada aluno, do ensino público em nível fundamental e médio, poderá levar o PC para casa, o que proporcionará a inclusão digital de toda a família. Outro objetivo é incluir a cadeia produtiva do país no projeto.

Segundo Nicholas Negroponte, um dos fundadores do Instituto de Tecnologia de Massachussets, esse é um projeto educacional e não comercial, pois a ONG não possui fins lucrativos.

Pobreza e aprendizado
"Estamos trabalhando nesse projeto em pelo menos três continentes. Nosso objetivo é eliminar a pobreza por meio do aprendizado", disse. E acrescentou que a meta não é fazer com que as crianças aprendam sobre computadores: "Queremos que as crianças aprendam a aprender".

Ele lembrou que todos os servidores dos computadores serão fabricados no país: de 25 a 50 mil no primeiro ano.

Em janeiro de 2007 deverão ser enviados mais mil computadores portáteis para o Brasil. Também participam do projeto a Argentina, a Nigéria, a Líbia e a Tailândia.

http://noticias.uol.com.br/economia/ultnot/infomoney/2006/11/27/ult4040u1171.jhtm

UOL

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader