> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Quarta-Feira , 30 de Abril de 2025
>> Notícias
   
 
Projeto mais visão doa óculos a crianças


Publicado pelo Envolverde 27/11/2006

Programa entrega 245 óculos para alunos do ensino fundamental.

O Programa Mais Visão entrega na próxima terça-feira, (28), 245 óculos para crianças de 1ª e 2ª séries do ensino fundamental no anfiteatro do Instituto Penido Burnier. Em sua terceira edição, o programa é uma iniciativa da Fundação Penido Burnier em parceira com a Prefeitura Municipal de Campinas. Tem como objetivo combater a evasão escolar cuja maior causa é a baixa acuidade visual, mediante cuidados médicos e óculos gratuitos.

Nos últimos três anos já beneficiou 34,6 mil crianças. Conta com o apoio de três indústrias do setor óptico – Transitions, Tecnol e Instituto Varilux da Visão – responsáveis pela doação dos óculos. Durante o evento, a Transitions distribui às 39 escolas que participaram da iniciativa CD’s interativos do Olho Virtual, projeto desenvolvido pela Telemedicina da USP (Universidade de São Paulo) com o apoio da empresa. Trata-se de uma ferramenta pedagógica que possibilita o estudo do olho humano e o treinamento de professores para detectar problemas na visão nos alunos.

Das 27 mil crianças que participaram do Mais Visão 2006 e inicialmente foram avaliadas pelos professores através de carta de Snellen e software de triagem visual desenvolvido pela Fundação Penido Burnier, 3,37 mil foram encaminhadas para consulta médica, sendo 574 do ensino fundamental e 2,8 mil da pré-escola. De acordo com o diretor médico do programa, Leôncio Queiroz Neto, entre os alunos do ensino fundamental a hipermetropia (dificuldade de enxergar de perto) respondeu por 39% dos vícios de refração, seguida de miopia (dificuldade de enxergar de longe) que atingiu 36% das crianças e 25% de astigmatismo (dificuldade de foco por irregularidade da córnea). Ele conta que também foram diagnosticados 12 casos de doenças congênitas: 4 cataratas, 2 retinopatias da prematuridade, 3 casos de toxoplasmose e 3 degenerações retinianas com atrofia do nervo óptico.

Queiroz Neto diz que das 2,8 mil crianças da pré-escola encaminhadas para consulta médica, 840 (30%) são portadoras de diferença importante de acuidade visual entre os olhos que caracteriza a ambliopia, também conhecida como olho preguiçoso. O tratamento preventivo da ambliopia pode evitar a cegueira monocular em 60% dos casos, destaca. O atendimento médico da pré-escola foi iniciado em outubro com um total de 240 consultas ao mês e vai se estender por doze meses. Os óculos da pré-escola começam a ser entregues no início do ano letivo de 2007 a cada três meses.

No site do Instituo Penido Burnier permanece on-line o software de triagem visual que permite aos pais e professores realizar avaliação visual nas crianças. O objetivo é prevenir no país a deficiência visual que acomete 4 milhões de brasileiros, bem como a cegueira que atinge 1,25 milhão e pode ser evitada em 60% dos casos.

http://www.envolverde.com.br/materia.php?cod=25082&edt=34

Envolverde

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader