Obrigatórios tradutores para surdos |
|
|
Publicado pelo Folha Online 27/11/2006 |
Colégios e universidades federais, a partir de 23 de dezembro, serão obrigados a ter intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) para que os estudantes surdos possam acompanhar as aulas com os alunos ouvintes. Os cursos de formação de professores também terão que incluir a disciplina de LIBRAS em todas as faculdades públicas e privadas.
De acordo com o Censo 2000, o Brasil possui cerca de 5,7 milhões de pessoas com deficiência auditiva, 3% da população. Segundo o Ministério da Educação, existem 66.261 alunos surdos na educação infantil ao ensino médio.
A Fundação de Rotarianos de S. Paulo, desde 1977, mantêm a Escola para Crianças Surdas Rio Branco (ECS), na Granja Viana. Baseada na importância do diagnóstico precoce da surdez e da estimulação adequada de crianças surdas, a ESC oferece programas como o de Estimulação do Desenvolvimento, como forma de proporcionar o desenvolvimento lingüístico.
Os surdos ficam nessa escola até a 4ª série do Ensino Fundamental I e depois são inseridas em escolas parceiras e em salas de ouvintes do Colégio Rio Branco, com bolsa de 100% e intérprete de LIBRAS.
As Faculdades Integradas Rio Branco (FRB) já oferecem o curso de LIBRAS em seu curso de Pedagogia. Além disso, a instituição oferece intérpretes para todos os alunos surdos matriculados em qualquer curso de graduação, pós-graduação e MBA das FRB
http://ultimosegundo.ig.com.br/materias/educacao/2601501-2602000/2601983/2601983_1.xml
IG
Para mais informações clique em AJUDA no menu.
|