Cinema militante latino-americano |
|
|
Publicado pelo site da USP 12/12/2006 |
De 4 a 15 de dezembro, o Cinusp Paulo Emílio apresenta a mostra Retrospectiva do Cinema Militante Latino-Americano. A atividade acontece paralela ao Festival Latino--Americano de la Clase Obrera. O objetivo é sanar a carência sobre a história do cinema da América Latina.
Serão exibidos, em película ou vídeo, filmes de cineastas como Birri, Sanjinés, Santiago Alvarez. Além disso, haverá a Retrospectiva Raymundo Gleyzer, com filmes restaurados em vídeo e pela primeira vez apresentados no Brasil. Confira a programação:
Ukamau (Direção: Jorge Sanjinés; Bolívia, 1966, 75’). Paulina é ultrajada e morta por um fazendeiro explorador, enquanto seu marido pesca no lago. A partir deste fato se desencadeia uma perseguição silenciosa, quebrada às vezes pelo lamento da flauta daquele que busca vingança, consumada no deserto altiplano.
Yawar Mallku (Direção: Jorge Sanjinés; Bolívia, 1969, 78’). Em uma comunidade camponesa do altiplano, a desgraça se abate sobre um casal que, após a perda de seus filhos e, ao tentar ter outros, descobre que a mulher, como muitas outras do local, está impossibilitada de engravidar.
Mi hijo el Che – un retrato de familia de don Ernesto Guevara (Direção: Fernando Birri; Argentina, Cuba, Itália, Espanha; 1985; 60’). Retrato de Che Guevara. Os testemunhos e recordações de seu pai, imagens de família, fotos e filmes revelam facetas inéditas e revelam uma visão pouco comum deste personagem histórico.
ZA-2005, o velho e o novo (Direção: Fernando Birri; Cuba/Argentina; 2005; 77'). Este não é um filme sobre o cineasta Zavatini, mas foi inspirado em sua poética. Birri monta uma colagem com seqüências de filmes representativos do Novo Cinema Latino-americano, aliados aos trechos de documentários e teses realizados por alunos da "Escuela de Tres mundos", como é chamada a EICTV.
Retrato de Teresa (Direção: Pastor Veja; Cuba; 1979; 103’). Teresa, trabalhadora em uma fábrica em Cuba revolucionária, tem um marido tradicional e três filhos. Um dia aceita o cargo de secretária cultural da fábrica. Depois de forte crise conjugal, Teresa expulsa o marido de casa e passa a enfrentar sozinha os problemas de muitas das mulheres cubanas.
La muerte de un burocrata ( Direção: Tomás Gutiérrez Alea; Cuba; 1966; 85’). Francisco J. Pérez, proletário que inventou máquina de fabricar bustos de José Martí em série, morre repentinamente. Depois de ser enterrado, sua viúva se apresenta à administração para iniciar os trâmites para receber a pensão. Para isto, ela precisa da carteira de trabalho do morto, mas Perez foi enterrado com ela.
Sur Argentina, (Direção: Fernando Solanas; Argentina, França; 1988; 127’). 1983, fim da ditadura militar. Floreal finalmente sai da prisão, tarde da noite. Durante cinco anos sua mulher esperou que regressasse, mas a noite será comprida e os reencontros sempre retardados. O casal, como o país, mudou; ambos querem voltar a encontrar a esperança e a liberdade.
Também serão exibidos os seguintes curtas: Now, 79 primaveras, Morir por la patria es vivir e Noticieros ICAIC. Na retrospectiva Raymundo Gleyzer, cuja obra está sendo restaurada e volta à tona após sua morte pela ditadura militar argentina em 1976, serão exibidos os seguintes filmes: La tierra quema (peb, 12 min , 1964); Ceramiqueros de Traslasierra ( peb, 20 min, 1966); México, la revolución congelada( cor, 66 min, 1970); Me matan si no trabajo y si trabajo me matan ( peb, 20 min, 1974); B.N.D. ( peb, 7 min, 1972); Swift ( peb, 12 min, 1972); Ni olvido, ni perdón ( peb, 30 min, 1973) e Os traidores (ficção, cor, 105 min, 1973).
Os dias e horários das exibições são variados, confira a grade horária completa no site www.usp.br/cinusp. O Cinusp fica na R.do Anfiteatro, 181, colméia, favo 4, na Cidade Universitária, em São Paulo.
Mais informações: (0XX11) 3091-3540 / 3152
http://www.usp.br/agen/hoje/pags/2005/cinusplatino
Portal USP
Para mais informações clique em AJUDA no menu.
|