Resultados do Prouni já disponíveis para consulta |
|
|
Publicado pelo portal UOL 20/12/2006 |
O MEC (Ministério da Educação) divulgou na manhã desta quarta-feira (20) o resultado do Prouni (Programa Universidade Para Todos). Para saber se foi beneficiado com a bolsa de estudos, o candidato deve acessar o site do programa e digitar seus dados.
No total, segundo informou o MEC no início desta semana, foram 517.748 pessoas disputando as 108.025 bolsas de estudos integrais e parciais de 50% da mensalidade (64.719 e 43.306, respectivamente). Um balanço final e oficial sobre os números deve ser divulgado pelo ministério ainda nesta quarta-feira.
Os classificados devem procurar as instituições de ensino entre 26 de dezembro e 2 de fevereiro para confirmar seus dados socioeconômicos. Se sobrarem vagas, haverá reclassificação, e o novo resultado sairá em 12 de fevereiro.
As vagas do Prouni são de 1.424 instituições particulares de educação superior que aderiram ao programa.
Se os dados se confirmarem, o MEC não tem muito o que fazer pelos potenciais 409.723 "sem-bolsa", afirmou Celso Carneiro Ribeiro, diretor do Departamento de Modernização de Programas da Educação Superior: "O Prouni depende da adesão voluntária das instituições de ensino", disse.
Critérios
Para concorrer às bolsas, os candidatos tiveram que atender a uma série de exigências. Entre elas, ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2006 e obtido, na prova escrita e na redação, nota média igual ou maior a 45; ter cursado todo o ensino médio em escola da rede pública ou em escola privada na condição de bolsista integral.
Para concorrer à bolsa integral, o estudante teve que comprovar renda per capita familiar de até um salário mínimo e meio (R$ 525,00, em valores de hoje). Para a bolsa parcial, de 50% do valor da mensalidade, renda per capita familiar de até três salários mínimos (R$ 1.050,00).
Aos alunos autodeclarados negros, indígenas ou com deficiência, o Prouni reservou quotas que obedecem à porcentagem dessas populações por estado, segundo pesquisa de dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Os professores da educação básica concursados, no exercício da atividade e que não tenham cursado licenciatura, normal, superior ou pedagogia não precisaram comprovar rendimento para concorrer à bolsa.
http://noticias.uol.com.br/educacao/especiais/ult2738u146.jhtm
UOL
Para mais informações clique em AJUDA no menu.
|