Vírus de ano-novo circula pela Internet |
|
|
Publicado pelo Portal Terra Notícias 03/01/2007 |
O vírus conhecido como Luder e Tibs-jy está circulando pela Internet tentando fazer novas vítimas com a chegada de 2007. Apelidado de "Happy New Year", o worm chega à caixa de entrada das vítimas mais comumente com o assunto "Happy 2007" e "Fun Filled New Year" e afeta usuários do sistema operacional Windows, da Microsoft.
O email vem acompanhado de um arquivo anexo, normalmente com o nome "postcard.exe", "Greeting Card.exe" ou ainda fingindo ser um arquivo Zip (compactado) que, quando aberto, tenta encontrar um catálogo de endereços de email para o qual se envia automaticamente. Além de se auto-replicar, a praga também tenta desabilitar o antivírus ativo, baixar softwares maliciosos e se instalar no Registro, banco de dados principal onde estão armazenadas configurações de quase todos os programas.
Segundo o site The Register, a ameaça foi notificada pela primeira vez em 30 de dezembro de 2006, mas não é a primeira tentativa de hackers de aproveitar um período festivo do ano para conseguir novas vítimas. Há dois anos, por exemplo, o Wumark-D se espalhou pela internet, por trás de uma imagem de pessoas nuas que formavam a frase "Happy New Year", enquanto silenciosamente baixava códigos maliciosos para o computador dos incautos.
Mesmo sendo uma prática antiga, costuma atingir parte dos usuários. Para Andrew Braunberg, analista sênior e especialista de segurança na firma de pesquisas Current Analysis, não é ignorância, mas falta de tempo, que pode fazer com que um número maior de usuários caia na cilada. "Muitas pessoas estão voltando para o escritório, e elas têm centenas de emails para ler", explica, acrescentando que, assim, poucos dedicam o tempo necessário e não olham cuidadosamente para cada email como deveriam fazer.
É claro que um ataque tão simples como o do "Happy New Year" não é o esperado para o ano de 2007. Hackers, phishers e spammers estão ficando cada vez mais sofisticados e criando alternativas criativas e inteligentes capazes de burlar filtros e proteções mecânicas, desenvolvendo pragas mais difíceis de detectar e remover, conforme noticiou o site Top Tech News.
http://tecnologia.terra.com.br/interna/0,,OI1328287-EI4805,00.html
Terra Notícias
Para mais informações clique em AJUDA no menu.
|