> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Quarta-Feira , 15 de Maio de 2024
>> Notícias
   
 
Aula? Escola? Que deprê...


Publicado pelo site do Jornal da Tarde 29/01/2007

Se o retorno ao cotidiano depois do período de descanso é insuportável, cuidado


A volta às aulas se aproxima e você já prevê: entrar de novo na linha vai ser dose. O despertador tocando cedo, os deveres de casa, as provas... Como seria bom se as férias durassem, no mínimo, uns seis meses, não?

Para alguns adolescentes, retomar a rotina depois do período de descanso é chato, mas não insuportável. Há quem consiga enfrentar o retorno às tarefas e deveres cotidianos sem grandes problemas. No entanto, também existem muitos teens - e até gente crescida - que sofrem demais. Custam a voltar a acordar cedo e, quando acordam, parecem carregar uma imensa nuvem negra sob a cabeça. O mau humor é incontrolável e a irritabilidade, insuportável. Depois, vem a apatia e a cabeça passa a doer freqüentemente.

Estes adolescentes não sabem, mas podem estar sofrendo de depressão pós-férias. 'As pessoas tendem a sofrer mais com a situação de volta quando não estão satisfeitas com a escola ou o emprego, ou vivem num ambiente propenso a estresse', explica Amélia Fugino Matuoka, homeopata da PUC-SP, especialista em prática ortomolecular, que prega o reequilíbrio energético contra o problema.

Renovação

'Ao retomar as suas atividades as pessoas precisam estar bem e com as energias renovadas', diz a especialista. 'A tal depressão pós-férias pode ocorrer porque o organismo se desequilibra com a falta de energia que não foi tratada antes de a pessoa sair para o descanso. Assim, quando ela volta ao ritmo de aula ou trabalho, esses problemas podem se agravar.'

De acordo com a homeopata, este desequilíbrio energético é causado pela fadiga crônica e, se os sintomas não forem tratados antes, o retorno às aulas poderá piorar o estado de saúde.

'A fadiga crônica é caracterizada por um cansaço físico e metal, no qual a produção de neurotransmissores, que dá a nossa energia, é cada vez mais baixa, ocasionando esse cansaço. Se não tratarmos esses sintomas antes das férias, ao retornarmos para as atividades cotidianas, sofremos da depressão pós-férias.'

O tratamento pré-férias, recomenda a especialista, pode ser a homeopatia - que equilibra as energias do organismo - ou uma dieta ortomolecular, que, ao pregar uma alimentação balanceada, realinha quimicamente o corpo, com o uso de substâncias naturais (nutrientes), como vitaminas, minerais e aminoácidos. 'Assim, você pode aproveitar as férias com saúde e voltar com novas energias', diz Amélia.

Ajuste os ponteiros

Se você não tomou o cuidado de manter o organismo em ordem antes de sair de férias, calma. Ainda dá para evitar que o retorno às aulas seja um pesadelo. Segundo a homeopata, você pode começar a acordar, ainda nas férias, perto do horário em que costuma se levantar quando está estudando.

Para quem estava viajando e enfrentou a mudança do fuso horário, também é necessário restabelecer os ponteiros do relógio biológico antes de encarar de novo a rotina de estudos.

http://www.jt.com.br/editorias/2007/01/29/ger-1.94.4.20070129.1.1.xml

Jornal da Tarde

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader