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Os desafios da volta às aulas


Publicado pelo site O Estado de São Paulo 31/01/2007

Os desafios da volta às aulas

Silvia M. Gasparian Colello*

O fim das férias representa uma considerável mudança na dinâmica da cidade. No fervilhar de tantas pessoas circulando pelas ruas, reconfiguram-se os esquemas de trânsito, abastecimento, consumo, trabalho e segurança. A cidade volta à sua rotina e, com ela, a certeza de que, finalmente, o ano está começando.

Tão evidente no plano social, o impacto da volta às aulas parece ter um significado específico para seus principais protagonistas. Cada qual a seu modo, alunos, pais e professores enfrentam ansiedades e desafios.

Entre os alunos, a volta às aulas é marcada pela curiosidade em conhecer as configurações da nova série. O encontro com antigos ou novos colegas, o inédito contato com professores e os novos conteúdos anunciam uma dimensão importante da realidade dos jovens. Considerada nos seus aspectos quantitativo e qualitativo, a vida estudantil traz um conjunto de apelos: o avanço cognitivo, a convivência social, o atendimento às demandas, a adequação de comportamento às normas e a superação de dificuldades.

Nesse contexto, a cada novo ano, o que está em jogo é sempre uma dose do imprevisível e imponderável. Em momentos particulares como o ingresso no ensino fundamental e médio, a passagem para o 2º ciclo e a mudança de escola, as incertezas são focos de legítimas ansiedades. Respeitando as características das faixas etárias, poder ajustar-se a tantas demandas é um desafio estreitamente vinculado à auto-estima e ao projeto de vida. Desviar-se delas implica em, muitas vezes, lidar com graus variados de marginalidade e discriminação; é distanciar-se dos sonhos pessoais, das expectativas familiares ou do futuro promissor supostamente garantido aos bons alunos.

Para os pais, o início do ano letivo representa um sobrepeso na economia doméstica, dado pelos gastos com o material escolar. Acrescente-se a isso, as iniciativas (e, mais uma vez, os custos!) para garantir o transporte dos filhos e a preocupação em conciliar agendas de trabalho com a nova rotina. Evidentemente, não se pode negar a importância dessas providências indispensáveis à vida escolar, nem muito menos desconsiderar suas dificuldades.

No entanto, outro desafio, talvez menos evidente, coloca-se como prioritário aos pais desde o primeiro dia de aula de uma criança: o acompanhamento da vida escolar. Como parte essencial do projeto educativo, a escolaridade das crianças não pode ser simplesmente delegada aos especialistas ou, pior que isso, ser embalada pelo jogo de empurrar responsabilidades e culpas aos pais ou professores. Ao contrário, a vida escolar exige a parceria entre escola e família. Afinal, pais e professores não deveriam perseguir os mesmos ideais? A cumplicidade entre eles é, portanto, um direito e um dever de ambos. Para os pais, investir nessa parceria significa conhecer os princípios do funcionamento da escola e acompanhar as atividades ali promovidas; significa estar aberto ao diálogo em busca de caminhos conjuntos; significa ainda estimular a criança, valorizando seus saberes e suas conquistas.

Nas escolas, o primeiro dia de aula é como a inauguração de um espetáculo já arquitetado no planejamento e construção do projeto pedagógico, práticas que, de modo mais ou menos responsável, prepararam o ano letivo. Por mais que se tenha feito individual ou coletivamente, não há como negar a distância entre o ideal proclamado pelos educadores e a realidade do ensino; não há como mascarar a falta de qualidade da educação no País. Por isso, o ensino impõe uma constante busca para recriar, motivar, re-significar o conhecimento e as relações no âmbito escolar. Em cada instituição, fica aos professores o desafio de implementar seus planos de trabalho, ajustando-se ao perfil de suas classes. Mais que isso, importa a consciência de seu papel na promoção do saber, do desenvolvimento e da cidadania.

Em síntese, considerando os desafios da volta às aulas, importa compreender que, para além do novo ritmo, da preocupação com os gastos e com as providências para a retomada da rotin

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O Estado de São Paulo

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