> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Quinta-Feira , 01 de Maio de 2025
>> Notícias
   
 
Efeito estufa: você também é responsável


Publicado pelo site do Jornal da Tarde 02/02/2007

No momento em que respiramos, todos nós liberamos dióxido de carbono (CO2), gás que forma uma barreira que mantém dentro da nossa atmosfera parte do calor e da energia solar que atingem o Planeta. É o famoso efeito estufa.

Nos últimos 150 anos, o efeito tornou-se um inimigo da vida na Terra. O problema é que a quantidade do CO2 emitido (principalmente pela indústria e pela pecuária) é grande demais. A conseqüência disso é um superaquecimento da temperatura no Planeta. No final das contas, o calor provoca o aumento do nível do mar, dos incêndios nas matas, dentre outros problemas.

“Mas não apenas a indústria e a pecuária causam isso. Tudo o que está acontecendo atualmente no mundo, tsunamis, terremotos, derretimento das geleiras e enchentes, são resultado de algo que é da responsabilidade de todos nós. E as pessoas estão começando a entender isso”, afirma Adauto Basilio, diretor da Fundação SOS Mata Atlântica. Ao utilizar um automóvel, ligar a televisão ou tomar banho, todos estamos consumindo energia gerada, em grande parte, a partir da queima de combustíveis fósseis, que emitem CO2. “Por isso, é muito importante que cada um faça a sua parte para diminuir a emissão de carbono na atmosfera”, diz Basilio.

Exemplo

Uma boa maneira de começar é reduzir o consumo de energia elétrica em casa, como faz a aposentada Cecília Martinez, 66 anos, moradora de São Bernardo do Campo. “Em casa só temos uma televisão, que está desligada a maior parte do tempo, pois só usamos à noite”, revela. Ela também toma cuidados com outros eletrodomésticos e, principalmente, com as luzes acesas e o tempo no chuveiro.

Existem outras formas de colaborar com a diminuição do efeito estufa, como usar lâmpadas econômicas, aparelhos eletrônicos de baixo consumo e soltar a tomada ao desligá-los. Importante também é utilizar o transporte público coletivo, sempre que possível, e andar a pé em pequenas distâncias.

Na necessidade de utilizar um automóvel particular, prefira veículos de motor 1.0 e movidos a álcool aos que utilizam derivados do petróleo - no caso do efeito estufa, os carros a gás também são vilões.

Vale a pena lembrar, para quem está reformando ou mobiliando a casa, que o melhor é comprar móveis produzidos com madeira certificada. Isso porque o desmatamento é uma das principais causas de emissões de carbono no Brasil.

TEMPERATURA GLOBAL SOBE

>>De acordo com estimativas do Painel Intergovernamental de Mudança Climática, a temperatura média global sofrerá uma elevação entre 2 e 4,5 Cº até o final deste século

>>Essa previsão foi revista em setembro do ano passado, quando a variação prevista era de 1,4 a 5,8 Cº

>>Com o aquecimento global, os regimes regionais de chuva são alterados, o derretimento de geleiras se acelera e a expansão térmica dos oceanos ameaça áreas costeiras e ilhas de baixa altitude

http://txt.jt.com.br/editorias/2007/02/02/opi-1.94.8.20070202.7.1.xml

Jornal da Tarde

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader