> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Quinta-Feira , 01 de Maio de 2025
>> Notícias
   
 
Moeda derruba beleza de Cleópatra


Publicado pelo site do Jornal da Tarde 15/02/2007

Moeda de 32 a.C. revela que beleza da rainha egípcia Cleópatra estava bem distante da criada por Hollywood


Cleópatra e Marco Antonio, que formaram um dos casais mais cultuados da história, não eram tão belos como têm sido caracterizados em filmes e na literatura. Foi o que revelou uma moeda antiga exibida pela Universidade de Newcastle, na Grã-Bretanha.

Por ocasião da celebração, ontem, do Dia de São Valentim ( equivalente em parte do mundo ao Dia dos Namorados, no Brasil), o prestigiado Museu Shefton da universidade expõe a peculiar moeda de prata, que mostra de um lado a rainha egípcia Cleópatra e por outro seu amante romano, Marco Antônio.

A rainha egípcia aparece com um queixo saliente, lábios muito finos e nariz pontiagudo, enquanto Marco Antônio tinha olhos esbugalhados, nariz proeminente e pescoço muito grosso.

A Universidade de Newcastle decidiu expor pela primeira vez a moeda, correspondente ao ano 32 a.C. e cedida pela Sociedade de Antiquários de Newcastle upon Tyne, no nordeste da Inglaterra.

A diretora assistente dos museus arqueológicos da Universidade, Clare Pickersgill, explicou: “A imagem popular que temos de Cleópatra é de uma rainha bela, que era adorada por políticos e generais romanos, mas a relação entre Marco Antônio e ela foi idealizada por escritores, artistas e cineastas. Já (William) Shakespeare escreveu sua tragédia Antônio e Cleópatra em 1608.”

Segundo a diretora, artistas do século 19 e imagens modernas de Hollywood, como as da atriz Elizabeth Taylor e as do ator Richard Burton, no filme de 1963, aumentaram a idéia de que Cleópatra era belíssima. “No entanto, a recente pesquisa parece estar em desacordo com essa imagem”, afirmou Pickersgill.

A diretora de museus arqueológicos da Universidade, Lindsay Allason-Jones, afirmou que a imagem da moeda está longe de ser como Elizabeth Taylor e Richard Burton.

“Os escritores romanos nos dizem que Cleópatra era inteligente e carismática, e que tinha uma voz sedutora, mas não mencionam sua beleza. A imagem de Cleópatra como uma sedutora bonita é mais recente”, ressaltou Lindsay. A moeda estava em poder da Sociedade de Antiquários de Newcastle upon Tyne desde 1920.

http://txt.jt.com.br/editorias/2007/02/15/int-1.94.6.20070215.1.1.xml

Jornal da Tarde

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader