> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Quarta-Feira , 15 de Maio de 2024
>> Notícias
   
 
O caminho da educação ambiental


publicado pelo site do jornal da tarde 16/02/2007

ONGs, sites e até escolas públicas elaboram projetos visando à preservação do Planeta


Para resolver os problemas causados pelo desequilíbrio ambiental é necessário muito mais que iniciativas de ONGs e do setor privado. Um caminho essencial é a educação ambiental, que deve ser trabalhada em todas as fases da vida, principalmente na infância, onde a capacidade de aprendizado da criança é altíssima.

'Quando a criança passa por uma experiência positiva e divertida com a natureza, 'carrega' isso com ela, criando laços afetivos com o meio natural. Assim, suas atitudes e práticas se tornarão mais coerentes no futuro', explica Arianne Rabelo Brianezi, educadora e diretora de projetos do Instituto Romã, Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) que se dedica à educação ambiental vivencial. A entidade realiza diversos cursos e oficinas para a capacitação de educadores que queiram trabalhar essa perspectiva com seus alunos. As oficinas, normalmente, reúnem teoria e muita prática, com viagens a campo.

A internet também é um meio de aprendizado. O portal Canal Kids (www.canalkids.com.br), que entrou no ar em 1° de janeiro de 2000, tem acesso gratuito, altamente interativo e faz da busca pelo conhecimento uma aventura. 'O portal já nasceu com essa preocupação com a sustentabilidade, em preservar a fauna, a flora e economizar energia', conta Felipe Dianese, diretor de cinema e produtor responsável pelo canal, que possui uma seção dedicada ao meio ambiente, além de outras onde são abordados temas como crise de energia, o problema do lixo e do esgoto e a importância da reciclagem.

O canal funciona como se fosse uma grande gincana, onde a criança responde a perguntas e ganha pontos quando acerta. 'É como um parque de diversões, com a diferença de que, além de se divertir, a criança também aprende', completa Dianese.

Na sala de aula

Além da internet, das ONGs e das entidades especializadas, a educação ambiental é um assunto que também está crescendo nas escolas de educação de base. Em São Paulo, por exemplo, diversas escolas públicas já realizam atividades e projetos próprios neste sentido.

No Centro de Educação Infantil (CEI) Jardim São Vicente, em São Miguel Paulista, Zona Leste, o assunto é tratado logo cedo. Graças ao Projeto Amigos da Natureza, crianças de 2 e 3 anos estão aprendendo a valorizar a natureza. 'A idéia é promover o desenvolvimento sustentável, fazendo com que elas compreendam, analisem, critiquem e formulem opiniões a respeito da interferência do homem na natureza. Assim, será possível modificar a realidade em que vivemos', explica a professora Elizangela de Melo Gerez Souza, que coordena o projeto. 'Elas percebem que as plantas e os animais, exatamente como elas, também possuem vida.'

http://txt.jt.com.br/editorias/2007/02/16/opi-1.94.8.20070216.15.1.xml

Jornal da Tarde

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader