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Ele estudou em escola pública


Publicado pelo Site do Jornal da Tarde 26/02/2007

Ele estudou em escola pública

MARIA REHDER, maria.rehder@grupoestado.com.br

Ao buscar um aluno que concluiu o Ensino Médio na rede pública da Capital em 2006 e passou no vestibular sem ter feito cursinho, a reportagem do JT encontrou Ronaldo Fortunato Lopes Demori, 17 anos, que estudou desde a 1ª série na Escola Estadual Sapopemba, Zona Leste - onde conclui o Ensino Médio no ano passado - e passou em 34º lugar no curso de Educação Física da Universidade Estadual Paulista (Unesp), em Bauru.

Ronaldo teve disputou sua vaga na Unesp com mais 27 candidatos. 'Fiquei bem no começo da lista de espera, pois eram apenas 30 vagas, mas logo fui chamado. Achei a prova fácil. Tudo o que caiu eu já tinha aprendido no Ensino Médio.'

Nenhum dos dez melhores colocados no vestibular 2007 da Vunesp - processo seletivo da Unesp, Unifesp e Ufscar - que vieram de escola pública realizou a prova apenas com a bagagem do recém-terminado Ensino Médio. Alguns fizeram cursinho, outros estudaram na rede pública há anos ou vieram de escolas técnicas, cuja matrícula exige aprovação em um vestibulinho.

Acolhimento

Segundo Elisabeth Aparecida Moutinho, diretora da EE Sapopemba, que acompanha Ronaldo desde a 1ª série, ele é um bom aluno. 'Aqui na escola é assim, se eu pego namorando, aviso os pais, se vejo algum aluno com o problema, entro em contato com a família.'

Para Aurenice Demori, mãe de Ronaldo, o acolhimento da equipe pedagógica da escola foi fundamental para o bom desempenho de seu filho no vestibular. 'Nunca precisei pedir para ele fazer lição, desde pequeno ele é dedicado, mas sempre contei com o apoio da escola. Tenho uma filha que passou por uma fase difícil, mas com o apoio da equipe pedagógica, conseguimos fazer com que ela não deixasse a escola', conta a mãe.

Aprendizagem

Para terminarem o Ensino Médio na EE Sapopemba, todos os alunos têm de realizar um trabalho de conclusão de curso nos moldes acadêmicos, com direito a apresentação à banca examinadora formada por professores e entrega de trabalho encadernado nos moldes da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

A professora de língua portuguesa Maria Irene Martins, responsável pelo desenvolvimento do projeto, conta que no início do ano letivo os alunos escolhem um tema para pesquisar em grupo. No decorrer dos meses, o professor da disciplina relacionada ao assunto escolhido atua como orientador do grupo, ajudando os estudantes a dissertarem sobre o tema. 'Desta forma, eles aprendem a interpretar e a serem objetivos, o que gera melhoras significativas de escrita.'

Ronaldo afirma que seu trabalho de conclusão do Ensino Médio o ajudou na elaboração da redação no vestibular. 'Como já sabia que ia prestar Educação Física, optei por ampliar meu conhecimento em outras áreas e escolhi desenvolver um trabalho na área da língua portuguesa, o que me ajudou na redação', conta o ex-aluno da EE Sapopemba, que acumula várias medalhas pelo bom desempenho em tênis de mesa.

Surpresa

Apesar de bons projetos pedagógicos, a escola, uma das 50 melhores do Enem de 2005, não teve o mesmo desempenho em 2006. 'Implantaremos a metodologia de trabalhos nos moldes acadêmicos desde o 1º ano do Ensino Médio, com o objetivo de melhorar a aprendizagem', diz Márcia Regina de Oliveira, coordenadora pedagógica.

ENEM 2006

O desempenho da EE Sapopemba no Enem em 2006 (42,09) foi pior que o de 2005, ano em que ficou entre as 50 melhores escolas avaliadas

No entanto, o desempenho de seus alunos no Enem 2006 superou as médias nacional (39,763), estadual (40,085) e municipal (39,540) desta edição

Para Elisabeth Moutinho, diretora da EE Sapopemba, a queda no desempenho dos alunos no Enem em relação ao ano anterior mostra que é preciso dar ênfase ao aprendizado desde o 1º ano do Ensino Médio

http://txt.jt.com.br/editorias/2007/02/26/opi-1.94.8.20070226.18.1.xml

Jornal da Tarde

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