> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Quarta-Feira , 30 de Abril de 2025
>> Notícias
   
 
Dicas para receber a restituição antes


Dicas para receber a restituição antes
Quem enviar a declaração logo, recebe antes. Idosos também terão preferência no reembolso

RODRIGO GALLO, rodrigo.gallo@grupoestado.com.br

O primeiro lote de restituições do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) 2007, ano-base 2006, será liberado em 15 de junho, e vai priorizar os contribuintes com mais de 60 anos, conforme prevê o Estatuto do Idoso, e as pessoas que enviarem a declaração com antecedência. Ontem, no primeiro dia do prazo de entrega dos formulários, a Receita Federal recebeu 90 mil declarações.

Esse balanço é bem superior ao registrado no primeiro dia do período de entregas do ano passado, quando o Fisco recebeu 30 mil formulários. Um dos motivos para este crescimento é que os contribuintes já estão pensando em receber o dinheiro da restituição. “Quanto antes entregar a declaração, melhor, pois vai receber a restituição mais cedo”, explicou o supervisor nacional do Imposto de Renda, Joaquim Adir.

Porém, de qualquer forma, o Leão alerta que os idosos terão prioridade. No primeiro lote do ano passado, referente a 2005, a Receita liberou 1.222.234 restituições - 913.529 delas destinadas a contribuintes com mais de 60 anos.

Calendário

Os outros lotes de restituições serão pagos no dia 15 de cada mês, ou no dia útil seguinte. Normalmente, para avisar os contribuintes, o Fisco libera a consulta aos lotes na semana anterior ao pagamento, pela internet e telefone.

Quem não for contemplado nestas datas deve ficar atento, pois é provável que tenha cometido algum erro no formulário e caído na malha fina. Porém, é possível acessar a declaração, pela internet, e corrigir a falha, a qualquer momento.

De qualquer forma, a Receita deverá divulgar o pagamento de lotes residuais da restituição, nos primeiros meses de 2008.

Neste exercício do IRPF, deve declarar quem obteve rendimentos tributáveis superiores a R$ 14.992,32 no ano passado. Contribuintes que receberam rendimentos isentos, não-tributáveis ou mesmo tributáveis diretamente na fonte acima de R$ 40 mil também devem cumprir a obrigação.

O prazo para entregar as declarações termina no dia 30 de abril. O programa usado para preencher o formulário já está disponível na internet. Os tradicionais documentos de papel deverão estar disponíveis nos Correios daqui cerca de 15 dias.

A Receita orienta os contribuintes a não deixar para enviar a declaração nos últimos dias, pois o sistema pode ficar sobrecarregado por conta da quantidade de acessos e o acesso indisponível.

http://txt.jt.com.br/editorias/2007/03/02/eco-1.94.2.20070302.3.1.xml

Site Jornal da Tarde, publicada em 02/03/2007

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader