Plante a semente da educação ambiental |
|
|
Publicado no Site do Jornal da Tarde em 05/03/07 |
Plante a semente da educação ambiental
O mínimo que cada um pode fazer é rever os hábitos de consumo
SAULO LUZ, , saulo.luz@grupoestado.com.br
As sombrias projeções sobre o futuro do Planeta, anunciadas no Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas das Nações Unidas (IPCC), ressaltaram a importância de pequenas atitudes que podem ajudar a melhorar a qualidade de vida e tornar o futuro menos temeroso. Na casa do advogado Luiz Aceti, em Campinas, por exemplo, a preocupação é com o desperdício de água. Toda a água usada para lavar roupa é reutilizada para lavar quintal. 'E colocamos calhas para a captação da água da chuva também', conta.
O simples ato de plantar uma árvore é uma das formas de atuar em defesa da preservação da temperatura do Planeta. Mas a verdade é que, além do aquecimento global, existem inúmeros danos que o ser humano tem causado à natureza. Na opinião de Mario Mantovani, diretor de Mobilização da Fundação SOS Mata Atlântica, o mínimo que cada um pode fazer é rever seus hábitos de consumo. Já o biólogo Vicente Paulo Medeiros atenta para a necessidade de se combater o desmatamento. 'Hoje é possível reconhecer se a madeira é certificada. Portanto, a responsabilidade é de quem compra', diz.
Na opinião dos especialistas, cada cidadão deve assumir o compromisso de levar o assunto para todas as áreas da vida social. 'Você pode participar de uma entidade ambiental ou levar o assunto na reunião do condomínio, nas associações de moradores, nas escolas, igrejas, etc.', conta Mantovani.
Para ele, é importante buscar uma atitude cada vez participativa. 'Todos nós podemos cobrar responsabilidade daquele vereador que só vemos em época de eleição, fiscalizar de perto a despoluição do Rio Tietê ou acompanhar como está a preservação da Mata Atlântica', finaliza.
http://txt.jt.com.br/editorias/2007/03/05/opi-1.94.8.20070305.34.1.xml
Jornal da Tarde
Para mais informações clique em AJUDA no menu.
|