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O ensino público em discussão


Publicado no Site do Jornal da Tarde em 05/03/07

O ensino público em discussão
A maioria dos alunos está na rede pública, mas a qualidade do ensino ainda é um desafio

BARTIRA BETINI, bartira.betini@grupoestado.com.br

Dados do Censo 2006 mostram que 86,6% dos alunos do Ensino Fundamental e Médio estão nas classes da rede pública, o que representa 6,5 milhões de alunos. E números do Enem e do Saeb - avaliações aplicadas pelo Ministério da Educação (MEC) - mostram queda no aproveitamento escolar.

No Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), os alunos que estudaram em escola pública obtiveram médias de 34,94 (prova objetiva) e 51,23 (redação) na avaliação 2006. De acordo com o critério, notas entre 0 e 40 correspondem de insuficiente a regular. Já o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), de 2001 a 2005, mostra queda no aproveitamento de estudantes da 8ª série do Fundamental e do 3º ano do Médio. 'Os números mostram que está na hora de valorizar professores e alunos. A alta procura pela escola não é sinônimo de qualidade e isso é preocupante', afirma a professora de filosofia da Educação da PUC-SP Madalena Peixoto.

Para o presidente da Apeoesp, Carlos Ramiro, o número que mostra mais de 80% dos jovens na escola pública, por si só, é motivo de melhoria imediata. 'A História aponta que o investimento público em educação impulsionou o desenvolvimento de diversos países. E é disso que precisamos.'

A professora Regina Coeli Martins, que ensina alunos municipais do Ensino Fundamental, acredita que sem incentivo não se pode cobrar resultado dos professores nem desempenho dos alunos. 'É um ciclo vicioso e precisa ser quebrado com projetos e idéias.'

O JT recebeu comentários de leitores sobre a valorização do ensino público. 'A melhor idéia é fazer parceria com a iniciativa privada, deixando que os pais contratem professores e participem da direção da escola', opinou Luiz Antônio da Silva, engenheiro e professor universitário. O professor de Educomunicação Cadu Fernandez acredita que projetos extracurriculares são fundamentais para incentivar o aluno. 'Cursos para ajudar formar opinião e atividades práticas são essenciais na formação de um cidadão melhor.'

MELHORIAS QUE FAZEM A DIFERENÇA

A educadora Madalena Peixoto, da PUC-SP, cita alguns pontos para a reforma do ensino público

VALORIZAÇÃO

Melhores salários para educadores

ESTRUTURA

Salas de aula e escolas com espaço físico adequado

QUALIFICAÇÃO

Incentivos para a conclusão de mestrados e doutorados

NOVO PROJETO

Um debate nacional que mude o conceito do que é o ensino público brasileiro e determine regras e medidas gerais, não apenas aplicações paliativas

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