|
Publicado no Site do Jornal da Tarde em 05/03/07 |
O seu poder
Aron Belinky*
Em 15 de março comemora-se o Dia Internacional do Consumidor, data escolhida porque nela, em 1962, o então presidente dos EUA encaminhou ao Congresso americano uma legislação pioneira sobre o assunto. Cedendo ao vigoroso movimento dos cidadãos, pela primeira vez reconhecia 4 direitos fundamentais do consumidor, válidos até hoje: o direito à segurança; o direito à informação, o direito à opção e o direito a ser ouvido.
Ancorada nesses esteios, foi tecida a ampla rede de normas que temos hoje, essencial para garantir a satisfação do consumidor e a existência de um mercado minimamente saudável. Mais que isso, a garantia desses direitos básicos dá ao consumidor a auto-estima necessária para que um simples indivíduo possa enfrentar grandes empresas, na busca de uma relação justa e não abusiva.
Mas a coisa não termina aí: munido de direitos, proteção legal e auto-estima, o consumidor agora precisa olhar mais alto, e ver que o poder conquistado deve ser usado não só para cuidar dos próprios interesses, mas também - e principalmente - como instrumento para exercício da cidadania. Sabemos hoje que mercados e empresas têm enorme força, e que marcas, produtos e informações circulam mundialmente. Na base de tudo isso está o consumidor, que pode compactuar com o desequilíbrio social e ambiental que vivemos ou pode agir - aqui e agora - pela construção de um mundo melhor e mais sustentável. Comemore visitando o site do Instituto Akatu e também assistindo ao filme Uma Verdade Inconveniente, já nas locadoras. Depois dessas experiências, você verá seu consumo com novos olhos!
*CONSULTOR EM RESPONSABILIDADE SOCIAL E SUSTENTABILIDADE E MILITANTE EM CAUSAS SOCIOAMBIENTAIS
http://txt.jt.com.br/editorias/2007/03/05/opi-1.94.8.20070305.20.1.xml
Jornal da Tarde
Para mais informações clique em AJUDA no menu.
|