> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Quarta-Feira , 30 de Abril de 2025
>> Notícias
   
 
Obesos sentem apetite com estímulo visual


Publicado pelo Portal Folha Online em 13/03/2007

12/03/2007 - 20h26
Cientistas afirmam que obesos sentem apetite apenas com estímulo visual
da Efe, em Viena

Especialistas em radiologia disseram nesta segunda-feira, em Viena, que as pessoas gordas sentem apetite pelo estímulo visual, já que o mero aspecto da comida ativa no cérebro um sistema de gratificação que provoca a emissão de hormônios de felicidade.

Os cientistas afirmam ter tornado visíveis através da ressonância magnética os processos pelos quais o apetite é regulado no cérebro.

Reunidos no Congresso de Radiologia Europeu, eles explicaram que a tomografia de ressonância magnética funcional permite observar o cérebro enquanto atua e revelar assim segredos que no futuro poderiam abrir caminho para novos tratamentos.

Os radiologistas analisaram as funções cerebrais de treze mulheres com sobrepeso e de outras treze de peso normal enquanto mostravam a elas fotos de pratos ricos em calorias.

Enquanto as de peso normal não mostravam atividade cerebral extraordinária alguma, a impressão óptica dos pratos saborosos estimulava várias regiões cerebrais nas obesas e incitavam seu apetite.

Determinadas conexões no cérebro levam o pensamento na comida a incitar a produção dos hormônios dopamina e serotonina, o que se transforma em círculo vicioso porque sem comer e sem essa recompensa, as pessoas em questão se sentem mal.

Segundo explicou Stefan Sunaert da Universidade Católica de Louvain (Bélgica), mecanismos parecidos foram encontrados nos viciados em jogo, o que significa que esta forma de ressonância magnética poderia ser usada como instrumento de controle e diagnóstico para tratamentos de outras dependências.

Segundo o especialista, um mapeamento posterior poderia mostrar se um tratamento psicológico surtiu efeito, mas o método também poderia ser usado para avaliar a eficiência de diversos tratamentos medicamentosos.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u16108.shtml

Jornal Folha de São Paulo

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader