> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa tarde
Quarta-Feira , 15 de Maio de 2024
>> Notícias
   
 
Como lidar com a competição?


Publicado no Site do Jornal da Tarde de 15/3/07

Como lidar com a competição?
A competitividade entre adolescentes em sala de aula pode ser transformada em atividades em grupo, com bons resultados

BARTIRA BETINI, bartira.betini@grupoestado.com.br

Consenso entre educadores: a competição entre alunos pode acontecer em qualquer idade, mas pode ser mais acentuada e negativa entre os 11 e 13 anos. Querer parecer com um coleguinha, fazer o mesmo que ele faz e tirar as mesmas notas são algumas das atitudes que demonstram a competitividade entre as crianças.

Vitor Cardoso da Rocha Reis, de 13 anos, da 8ª série da Escola Estadual Princesa Isabel, na Zona Sul, conta que a disputa aconteceu na sua classe, mas que o professor de ciências sociais João Navas Neto conseguiu contornar o problema. 'Era comum um desafiar o outro. Piadinhas sem graça e ofensas aconteciam e a gente tinha de fingir que não ouvia. Quando começamos a participar do grêmio, as brigas diminuíram.'

O professor Navas Neto conta que por meio da disputa saudável acabou com as desavenças. 'Transformei a energia deles em uma competição positiva. Mostrei que era possível trabalhar em equipe, cada um na sua, mas com respeito ao trabalho do outro.'

A professora Viviane Andreossi, da Escola Estadual Tarsila do Amaral, em Osasco, na Grande São Paulo, percebeu a necessidade dos alunos de 6ª e 7ª série em superar o colega que demonstrava dificuldade em alguma habilidade. 'Nas aulas de educação física um ficava rindo do outro. Quando isso acontecia, eu parava a aula e começava um debate. Resolvi o problema sendo firme, mas também ouvindo a opinião deles e colocando regras para diminuir as diferenças.'

Meninos e meninas

Pouco comum nas escolas particulares, a aula de educação física mista foi implantada nas unidades da Escola Pueri Domus e ajudou a diminuir as diferenças. 'É legal porque dá para as meninas entrarem no jogo de futebol e ninguém reclama. Os meninos já acostumaram', conta Yulia Lecuona Otsuka, 16, aluna do 3º ano do Ensino Médio.

O professor de educação física Dantival Siqueira Filho diz que mostra aos alunos que é necessário respeitar os limites. 'Sempre dou destaque para a cooperação. Um precisa ajudar o outro para o todo dar certo. Isso tem dado resultado.'

PARA DIMINUIR A COMPETITIVIDADE

Dedique um tempo para ouvir o aluno , construindo uma relação de amizade e confiança

Se perceber que a rivalidade é com o sexo oposto, mostre que outras atividades do dia-a-dia dele também são mistas

Estimule o aluno a terminar tudo aquilo que começar, mesmo que ele tenha dificuldade, conversando sobre seus limites

Mostre como aceitar esses limites: ele pode ser bom em uma coisa e o amigo, em outra

Faça elogios aos comportamentos que você considera bons

Estimule os trabalhos em grupo e as parcerias

Mostre que a cooperação ajuda nos bons resultados


http://txt.jt.com.br/editorias/2007/03/15/opi-1.94.8.20070315.4.1.xml

Jornal da Tarde

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader