Como lidar com a competição? |
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Publicado no Site do Jornal da Tarde de 15/3/07 |
Como lidar com a competição?
A competitividade entre adolescentes em sala de aula pode ser transformada em atividades em grupo, com bons resultados
BARTIRA BETINI, bartira.betini@grupoestado.com.br
Consenso entre educadores: a competição entre alunos pode acontecer em qualquer idade, mas pode ser mais acentuada e negativa entre os 11 e 13 anos. Querer parecer com um coleguinha, fazer o mesmo que ele faz e tirar as mesmas notas são algumas das atitudes que demonstram a competitividade entre as crianças.
Vitor Cardoso da Rocha Reis, de 13 anos, da 8ª série da Escola Estadual Princesa Isabel, na Zona Sul, conta que a disputa aconteceu na sua classe, mas que o professor de ciências sociais João Navas Neto conseguiu contornar o problema. 'Era comum um desafiar o outro. Piadinhas sem graça e ofensas aconteciam e a gente tinha de fingir que não ouvia. Quando começamos a participar do grêmio, as brigas diminuíram.'
O professor Navas Neto conta que por meio da disputa saudável acabou com as desavenças. 'Transformei a energia deles em uma competição positiva. Mostrei que era possível trabalhar em equipe, cada um na sua, mas com respeito ao trabalho do outro.'
A professora Viviane Andreossi, da Escola Estadual Tarsila do Amaral, em Osasco, na Grande São Paulo, percebeu a necessidade dos alunos de 6ª e 7ª série em superar o colega que demonstrava dificuldade em alguma habilidade. 'Nas aulas de educação física um ficava rindo do outro. Quando isso acontecia, eu parava a aula e começava um debate. Resolvi o problema sendo firme, mas também ouvindo a opinião deles e colocando regras para diminuir as diferenças.'
Meninos e meninas
Pouco comum nas escolas particulares, a aula de educação física mista foi implantada nas unidades da Escola Pueri Domus e ajudou a diminuir as diferenças. 'É legal porque dá para as meninas entrarem no jogo de futebol e ninguém reclama. Os meninos já acostumaram', conta Yulia Lecuona Otsuka, 16, aluna do 3º ano do Ensino Médio.
O professor de educação física Dantival Siqueira Filho diz que mostra aos alunos que é necessário respeitar os limites. 'Sempre dou destaque para a cooperação. Um precisa ajudar o outro para o todo dar certo. Isso tem dado resultado.'
PARA DIMINUIR A COMPETITIVIDADE
Dedique um tempo para ouvir o aluno , construindo uma relação de amizade e confiança
Se perceber que a rivalidade é com o sexo oposto, mostre que outras atividades do dia-a-dia dele também são mistas
Estimule o aluno a terminar tudo aquilo que começar, mesmo que ele tenha dificuldade, conversando sobre seus limites
Mostre como aceitar esses limites: ele pode ser bom em uma coisa e o amigo, em outra
Faça elogios aos comportamentos que você considera bons
Estimule os trabalhos em grupo e as parcerias
Mostre que a cooperação ajuda nos bons resultados
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Jornal da Tarde
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