> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa tarde
Quarta-Feira , 15 de Maio de 2024
>> Notícias
   
 
Controle requer só 0,6% do PIB


Publicado no Site do Jornal O Estado de São Paulo de 19/3/07

Controle requer só 0,6% do PIB
Com isso, temperatura se manteria em 2°C, diz IPCC

Efe, TÓQUIO

Manter a temperatura média do planeta num patamar de até 2°C teria um custo de apenas 0,6% do Produto Interno Bruto (PIB) mundial previsto para 2030, segundo cálculo do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC, em inglês), órgão criado pela ONU, adiantado pela agência de notícias Kyodo, do Japão.

“Há um grande potencial econômico para limitar as emissões de gases do efeito estufa em todos os setores nas próximas décadas, e até mesmo para reduzi-las abaixo dos níveis atuais”, indica o relatório do Grupo de Trabalho 3 do IPCC. O texto final só será publicado em maio.

O grupo pede a aplicação de medidas contundentes em um curto prazo para que se possa reverter a tendência do atual aquecimento do planeta pela ação humana. “As medidas que serão tomadas para atenuar o aquecimento do planeta nos próximos 30 anos determinarão até que ponto a temperatura média do globo aumentará e as conseqüências ambientais deste aumento.”

O grupo de especialistas calcula que as emissões de CO2 geradas pela ação humana crescerão entre 40% e 110% até 2030, especialmente nos países em desenvolvimento.

Segundo o relatório, a aplicação de menos de 0,1% de média anual do PIB agregado de todas as economias do mundo impediria que a temperatura subisse além de 2°C. É uma taxa que pode ser administrada sem as conseqüências mais perigosas para o homem.

O IPCC tem o objetivo de avaliar toda a informação científica disponível sobre mudanças climáticas. Ele elabora relatórios periódicos que ajudam a entender as causas do processo e indicam medidas de controle e adaptação.

A primeira parte de seu quarto relatório foi divulgada no início de fevereiro. Nela, os integrantes do painel demonstram que o aquecimento global é real, irreversível e a causa é humana, não natural.



http://txt.estado.com.br/editorias/2007/03/19/ger-1.93.7.20070319.2.1.xml

Jornal O Estado de São Paulo

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader