> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Quinta-Feira , 01 de Maio de 2025
>> Notícias
   
 
Ler é Preciso abre inscrições


Publicado no Site do Jornal da Tarde de 19/3/07

‘Ler é Preciso’ abre inscrições
A iniciativa, do Instituto Ecofuturo, espera receber 50 mil redações e envolver 1 milhão de pessoas

LUANDA NERA, luanda.nera@grupoestado.com.br

Estão abertas as inscrições para um dos maiores concursos de redação do País. O Ler é Preciso, promovido pelo Instituto Ecofuturo. A iniciativa, que chega à sexta edição, tem a expectativa é de mobilizar 1 milhão de pessoas e de receber 50 mil redações.

O concurso convida estudantes e professores a pensar e escrever inspirados nos oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, estabelecidos pela ONU em 2000. O tema desta edição é 'O Melhor Lugar do Mundo' e foi divulgado para 175 mil escolas, públicas e privadas, de todo o Brasil.

'Percebemos que era importante abordar os oito Objetivos do Milênio nesta edição. No concurso anterior, vimos que as crianças e os jovens estão carentes de sonhos maiores, pois não enxergam saída para os problemas. Nós queremos que eles pensem nas oportunidades, nas possibilidades, que tracem metas', justifica Christine Fontelles, diretora de educação e cultura do Instituto Ecofuturo.

O 6º Concurso de Redação Ler é Preciso tem como fonte de referência o livro A Vida que a Gente Quer Depende do que a Gente Faz, publicação inédita do Instituto Ecofuturo com artigos escritos por renomados estudiosos, que apresentam propostas para a conquista dos Objetivos do Milênio.

De autores como Ricardo Paes de Barros, Moacir Gadotti e Julita Lemgruber, acompanhados por textos de literatos como Manoel de Barros, Adélia Prado, Lygia Bojunga e Luis Fernando Veríssimo, os textos apontam alguns caminhos para que as crianças assumam seus papéis como cidadãos, garantindo os recursos às próximas gerações.

Novidade

A novidade desta edição do concurso é a participação de todos os estudantes de Ensino Fundamental, Médio e das Escolas de Jovens e Adultos (EJA), além de professores. Segundo Christine Fontelles, houve uma grande demanda de professores e EJAs pedindo para ter a chance de concorrer.

'Estamos ansiosos para receber os trabalhos também desse público. É uma experiência nova, que mereceu nossa atenção. Queríamos oferecer espaço para os professores serem valorizados também por suas próprias produções', explica a diretora do Ecofuturo.

Por meio de parcerias com instituições e ONGs, o Concurso de Redação Ler é Preciso também ampliou a possibilidade de participação de portadores de necessidades especiais, presidiários e jovens que moram em áreas de alto índice de violência e estão em unidades da Febem.



http://txt.jt.com.br/editorias/2007/03/19/opi-1.94.8.20070319.35.1.xml

Jornal da Tarde

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader