Avaliação é opção para melhorar |
|
|
Publicado pelo Site do Jornal da Tarde 23/03/2007 |
Avaliação é opção para melhorar
Escolas da rede pública e privada já podem fazer auto-avaliação
MARIA REHDER, maria.rehder@grupoestado.com.br
Bom atendimento, merenda nutritiva, participação da comunidade na gestão escolar, professores capacitados e espaço físico bem cuidado. Não é novidade que tais fatores têm impacto direto na aprendizagem dos alunos. Mas será que é possível avaliar se tudo isso acontece na escola de seus filhos?
A resposta é sim. Tanto escolas públicas quanto privadas, por meio do site, podem ter acesso aos Indicadores da Qualidade na Educação, material elaborado pela ONG Ação Educativa, em parceria com o Ministério da Educação (MEC) e a Unicef.
Segundo a educadora Vera Mazagão Ribeiro, da Ação Educativa, o material permite às escolas realizarem uma auto-avaliação cujo resultado as auxilia na definição de metas para a melhoria. “O que diferencia os indicadores das avaliações do MEC - como a Prova Brasil - é que o diagnóstico é dado pela própria comunidade escolar.”
Vera ressalta que, além da equipe pedagógica, é importante que pais, alunos e demais funcionários da escola participem do processo de avaliação. “É indicado que, após um ano, a avaliação seja realizada novamente, para saber se as metas definidas foram alcançadas.”
Na prática
Há cerca de três anos, a Emef Capistrano de Abreu, localizada no Itaim Paulista, Zona Leste, realizou um processo de auto-avaliação com base nos Indicadores da Qualidade na Educação. “Essa avaliação faz com que a gestão seja democrática, coisa que nós não aprendemos na faculdade”, afirma Rosa Araújo, coordenadora pedagógica.
Segundo ela, é preciso boa vontade da equipe pedagógica. “Realizamos um fórum de um dia com pais, alunos e funcionários, que se dividiram em grupos para avaliar indicadores que incluem desde o preparo dos professores para a inclusão até atendimento na secretaria.”
No entanto, a escola ainda não realizou uma segunda avaliação. “Pudemos melhorar pontos como o atendimento aos pais, por exemplo. Pretendemos fazer outro fórum, pois essa avaliação fez com que funcionários e pais de alunos ficassem de olho na escola.”
COMO FAZER
Por meio do site, as escolas podem imprimir o material de suporte para a realização da avaliação dos indicadores
Ao clicar no link “downloads”, o usuário terá de preencher um breve cadastro com seu nome, e-mail e unidade escolar, para poder imprimir o material
O material é composto por cadernos que trazem instruções de como realizar a avaliação na escola e explicação dos itens que serão avaliados e cartazes ilustrativos
As escolas que tiverem dúvidas de como proceder podem pedir ajuda por meio do e-mail regina@acaoeducativa.org
http://txt.jt.com.br/editorias/2007/03/23/opi-1.94.8.20070323.17.1.xml
Jornal da Tarde
Para mais informações clique em AJUDA no menu.
|