A importância de avaliar os alunos |
|
|
Publicado no Site do Jornal da Tarde em 26/03/2007 |
A importância de avaliar os alunos
Professor afirma que testes são essenciais para o desenvolvimento dos estudantes
BARTIRA BETINI, bartira.betini@grupoestado.com.br
Os sistemas de avaliação estão cada vez mais contextualizados dentro da educação brasileira. Hoje eles são padrões para classificar a qualidade de ensino e o desempenho dos alunos. O educador Naércio Menezes Filho, professor titular do Ibmec São Paulo, é autor do estudo Desempenho Escolar no Brasil, elaborado com base nos dados do Saeb 2005. Para ele, as avaliações são essenciais e fazem a diferença.
JT: Este estudo examina o desempenho dos alunos da 4ª, 8ª e 3ª série do Ensino Médio. Qual a conclusão ?
Naércio Menezes Filho: A pesquisa mostra que as variáveis, tais como número de computadores na escola, processo de seleção do diretor e dos alunos, escolaridade, idade e salário dos professores, têm efeitos muito reduzidos sobre o desempenho dos alunos, como ocorre nos EUA, por exemplo. O salário dos professores só explica o desempenho dos alunos na rede privada. Uma das únicas variáveis que afetam consistentemente o desempenho do aluno é o número de horas-aula, ou seja, o tempo que o aluno permanece na escola. Assim, uma política educacional que poderia ter um efeito grande de aumentar a qualidade do ensino seria a de aumentar o número de horas-aula, mesmo que para isso seja necessário aumentar o número de alunos por classe, pois o tamanho da turma não afeta o desempenho do aluno em nenhuma série.
As avaliações hoje são eficientes?
Sim, elas são muito eficientes no sentido de trazer informações úteis para a sociedade a um custo relativamente baixo.
Até que ponto elas ajudam a detectar falhas no ensino?
Elas permitem que se compare o desempenho de escolas que atendem ao mesmo público. Nesse sentido, elas ajudam a visualizar problemas nas escolas que recebem muitos recursos e que não estão fornecendo um ensino de qualidade para os seus alunos. Além disso, elas permitem que os diretores das escolas e secretários de Educação possam tomar conhecimento desse fato e formular políticas públicas para tentar reverter a situação.
Dá para generalizar, como é feito hoje, ou elas deveriam levar em conta o contexto em que o aluno vive?
Sim, o ideal seria comparar escolas que são “comparáveis”, ou seja, escolas que atendem o mesmo público. Assim, seria melhor se os resultados dos exames de proficiência fossem divulgados juntamente com o nível socioeconômico médio dos alunos das escolas, para que os pais também possam levar isso em conta na hora de escolher a melhor escola para seus filhos.
Os métodos de avaliar precisam mudar?
Obviamente existe espaço para mudanças pontais, como por exemplo divulgar os resultados juntamente com o nível socioeconômico dos aluno, mas não vejo a necessidade de grandes mudanças.
Depois que as avaliações foram implantadas, o ensino melhorou?
Os resultados das avaliações começaram a se tornar públicos há pouco tempo, portanto, ainda não impactaram o nível de ensino. Mas isso deve ocorrer ao longo do tempo, na medida em que as escolas e redes com piores resultados tomem consciência disso e implementem políticas para reverter a situação.
As avaliações aplicadas em outros países são mais eficazes?
Os métodos são muito parecidos com os utilizados nas avaliações existentes no Brasil. A diferença ocorre na hora de decidir o que fazer com base nos resultados que foram obtidos os testes.
http://txt.jt.com.br/editorias/2007/03/26/opi-1.94.8.20070326.6.1.xml
Jornal da Tarde
Para mais informações clique em AJUDA no menu.
|