> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Quarta-Feira , 30 de Abril de 2025
>> Notícias
   
 
Identifique uma ONG séria


Publicado no Site do Jornal da Tarde em 27/03/07

Identifique uma ONG séria
Antes de contribuir com uma entidade, é preciso pesquisar

SAULO LUZ, saulo.luz@grupoestado.com.br

A multiplicação do número de Organizações Não-Governamentais (ONGs) no Brasil tem contribuído para o desenvolvimento de importantes projetos voltados para o bem-estar social e preservação do meio ambiente. Em contrapartida, crescem também as denúncias contra ONGs que carecem de seriedade ou acabam envolvidas em escândalos de corrupção. “Algumas ‘ONGs’ nem mesmo existem de verdade, não possuem endereço e acabam atraindo atenção, doações e investimentos. É preciso tomar muito cuidado com isso”, adverte Juliana Hackbart, responsável pelo relacionamento com organizações sociais do Centro de Voluntariado de São Paulo.

Na opinião de Juliana, tanto investidores quanto voluntários ou o público que será beneficiado pelos projetos da organização devem tomar o cuidado de conhecer e investigar, se necessário, como funciona a entidade em questão. “Primeiro é preciso saber se a ONG realmente existe. Procure saber se ela tem CNPJ, se tem um estatuto e uma sede. Estas são atitudes básicas”, afirma Juliana.

Além disso, o ideal é que o interessado em colaborar visite a sede da organização e confira in loco como é realizado o trabalho. “É a melhor forma de avaliar se o ambiente é agradável e o trabalho é feito com seriedade”, sugere Juliana.

Na opinião de Antonio Eleilson Leite, diretor regional da Associação Brasileira de ONGs (Abong), voluntários e investidores mais exigentes podem ir além, verificando o nível de profissionalismo da entidade. “Eu acho inadmissível que qualquer ONG que queira ser séria não se conecte de algum modo com os conselhos da saúde, educação”, adverte Eleílson.

Ele também considera fundamental que na coordenação dos projetos implantados pelas organizações existam pessoas preparadas e com vivência no tipo de serviço prestado. “Se for uma ONG que presta atendimento para crianças com câncer, ela deve ter algum médico especialista ou, ao menos, alguém que tenha experiência de relacionamento com isso”, finaliza ele, que, assim como Juliana, concorda que uma boa ferramenta para facilitar isso tudo é procurar entidades quem congregam várias ONGs.

PESQUISE A SERIEDADE DA ORGANIZAÇÃO

Verifique se a organização possui estatuto e procure conhecer que as pessoas compõem o corpo associativo da entidade

Pergunte o número do CNPJ e veja se a ONG tem pago seus
impostos

Confirme se a entidade tem uma sede ou espaço, visitando pessoalmente o local

Confira se os projetos são coordenados ou acompanhados por especialistas no assunto

Confirme se a ONG se conecta de alguma maneira com os conselhos da saúde, educação, ou da área em que atua

Pesquise se sua ONG está cadastrada em órgãos, como a Abong e o Centro do Voluntariado

http://txt.jt.com.br/editorias/2007/03/27/opi-1.94.8.20070327.7.1.xml

Jornal da Tarde

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader