Vacina contra doenças pneumocócicas |
|
|
Publicado no Site da Folha Online em 27/03/2007 |
OMS recomenda vacina contra doenças pneumocócicas
da Folha Online
A OMS (Organização Mundial de Saúde) anunciou seu apoio à introdução da vacina pneumocócica conjugada 7-valente nos programas nacionais de vacinação em todo o mundo. A recomendação da OMS acontece por conta da alta mortalidade verificada em crianças menores de cinco anos vítimas das doenças pneumocócicas, que incluem a pneumonia e a meningite.
No Brasil, a cobertura da vacina chega a 72% da população. Em países como Estados Unidos e na Europa, a taxa supera 80% de cobertura. A OMS recomendou a inclusão da vacina no calendário nacional de imunização de todos os países em que a vacina está disponível, especialmente os países em desenvolvimento.
"Reduzir a doença pneumocócica é um passo fundamental para atingir a meta de desenvolvimento do milênio das Nações Unidades de reduzir a mortalidade infantil em dois terços até 2015", disse Bernard Poussot, Presidente, Diretor-Chefe de Operações e Vice-Presidente da Wyeth.
A Wyeth recentemente solicitou à OMS um parecer de pré-qualificação para a vacina pneumocócica conjugada 7-valente. Isso possibilitará a inclusão da vacina nos programas de imunização de massa nos países em desenvolvimento. Espera-se que o processo de pré-qualificação esteja concluído no início de 2008.
A vacina pneumocócica conjugada 7-valente está disponível em 74 países e faz parte do programa nacional de imunização em 16 nações em todo o mundo.
Prematuros
Bebês prematuros têm direito a tomar de graça vacinas que não possuem cobertura no calendário oficial do Ministério da Saúde. Em alguns casos, como da meningite pneumocócica, crianças que nascem com menos de 35 semanas podem tomar a dose.
Segundo a diretora da Divisão de Imunização da Secretaria Estadual de Saúde, Helena Sato, as crianças podem receber gratuitamente as doses nos Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE). Atualmente, existem 39 centros espalhados pelo país, seis deles no Estado de São Paulo: Botucatu, Unicamp (Campinas), Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, Hospital das Clínicas (São Paulo), Unifesp (São Paulo) e Santo André (ABC).
Além da vacina para meningite pneumocócica e pneumonia, os bebês também têm direito a receber gratuitamente nos CRIE vacinas contra Hepatite B, Salk (vacina acelular contra a pólio, disponível hoje apenas na rede particular), Vacina Tríplice Acelular (difteria, coqueluche e tétano).
http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u16168.shtml
Jornal O Estado de São Paulo
Para mais informações clique em AJUDA no menu.
|