> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Quarta-Feira , 30 de Abril de 2025
>> Notícias
   
 
Projeto resgata auto-estima de alunos


Publicado no Site do Jornal da Tarde em 28/03/07

Projeto resgata auto-estima de alunos
Iniciativa da marca Dove, o projeto Real Beleza desenvolve ateliês em escolas públicas de São Paulo com o objetivo de apagar estereótipos

LUANDA NERA, luanda.nera@grupoestado.com.br

Nove entre 10 mulheres em todo o mundo não estão satisfeitas com sua aparência. Dois terços delas já deixaram de participar de alguma atividade profissional ou social por se sentirem inseguras fisicamente. E somente 2% das meninas e adultas do Planeta se consideram belas.

Os números ajudam a compor o retrato da percepção das mulheres sobre si mesmas e fazem parte de duas pesquisas realizadas pela marca Dove, da Unilever, em 2004 e 2005. Os resultados levaram à formatação de uma iniciativa mundial, o Programa Dove pela Auto-Estima.

Entre as diversas ações do programa está o Projeto Real Beleza, que começou a ser implantado no início do ano em 6 escolas públicas do Estado de São Paulo. O objetivo principal é fortalecer a auto-estima de crianças e adolescentes - meninos e meninas - ao provocar discussões sobre o conceito que têm de beleza e, por conseqüência, formar adultos mais confiantes e preparados.

Com investimento inicial de R$ 2 milhões, o projeto pretende atingir diretamente 1.200 crianças e adolescentes do Ensino Fundamental I e II. Desde fevereiro, os alunos participam de 4 horas semanais de atividades, distribuídas em 4 ateliês; atividades corporais, artes plásticas e literatura.

“Acreditamos no efeito multiplicador do projeto, já que ele envolve os demais professores da escola, os pais e a própria comunidade. Todos participam das oficinas. Sabemos que é na infância e na adolescência que as personalidades se formam, que os estereótipos são absorvidos”, justifica Natalie Koshmann, gerente de Marketing da Dove.

O projeto Real Beleza passou por um período de planejamento e estruturação de 2 anos, sempre com o apoio dos parceiros que dão sustentabilidade à proposta: o Instituto Sidarta (ONG que atua em projetos de Educação), o Grupo Genta (formado por nutricionistas com experiência em tratamento e pesquisa sobre imagem corporal) e o psicólogo Marco Antonio de Tommaso, especializado no assunto.

“Auto-estima é um conceito complexo e abrangente, mas permeia todos os aspectos da nossa vida. Está diretamente relacionado à saúde mental e ao desenvolvimento das meninas e dos meninos. É crucial para definir sucesso ou fracasso”, define Tommaso.

Segundo o psicólogo, o trabalho interdisciplinar que dá respaldo ao projeto Real Beleza, da Dove, tem a meta de promover o que chamou de “socialização da beleza”, ou seja, fazer com que cada um se perceba como único, com “identidade estética própria”.

EM NÚMEROS

R$ 2 milhões
foram investidos no primeiro ano do projeto

600
Educadores inscreveram-se e 9 foram escolhidos

1.200
Alunos são beneficiados pelo Real Beleza

5.800
meninos e meninas são indiretamente envolvidos

3.200
mulheres foram entrevistada pela Dove

http://txt.jt.com.br/editorias/2007/03/28/opi-1.94.8.20070328.7.1.xml

Jornal da Tarde

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader