Professores também precisam ensinar o não |
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Publicado no Site da Folha Online em 05/04/07 |
Professores também precisam ensinar o 'não'
Impor limites ajuda no convívio familiar e escolar, além de aprimorar a maturidade da criança
BARTIRA BETINI, bartira.betini@grupoestado.com.br
Parece fácil falar de limites e saber impor o que é certo e errado às crianças e adolescentes. Educadores e psicólogos enumeram uma série de regras do que se deve ou não fazer para transmitir noções de limite aos jovens. Mas na prática isso se torna uma tarefa difícil.
“Muitas vezes nos surpreendemos com a imposição dos alunos e suas exigências. Eles batem o pé e não prestam atenção do porquê quando é dada uma negativa a eles, e muitos passam por cima da autoridade do educador”, conta a professora de química Márcia Silva, que atua na rede pública e particular há 12 anos. “Ceder não é a solução e às vezes ficamos de mãos atadas. Consegui driblar um pouco mais esse problema quando coloquei o companheirismo em prática. No lugar de discutir, sento, deixo o aluno falar e explico minhas razões. Tem dado certo e bons resultados.”
As crianças gostam de impor suas vontades em diferentes circunstâncias. “Quando ainda são pequenas, os pais têm mais facilidade de dizer não, pois com isso estão educando e salvaguardando os pequenos de suas descobertas muitas vezes perigosas. Com o passar do tempo, as crianças começam a contestar os “nãos” e os problemas se intensificam. A partir dos 5 anos, muitos pais já sentem grande dificuldade em conter os desejos e vontades de seus filhos e dizer não é muito mais complicado”, identifica a psicóloga Silvana Martani .
Desde muito cedo
A criança que não aprende a ter limite cresce com uma deformação na percepção do outro. “As conseqüências são muitas e, freqüentemente, bem graves como, por exemplo, desinteresse pelos estudos, falta de concentração, dificuldade de suportar frustrações, falta de persistência, desrespeito pelo outro - por colegas, irmãos, familiares e pelas autoridades”, explica Maria Guimarães Drumond Grupi, pedagoga e diretora da Escola de Educação Infantil Ponto Ômega, em São Paulo.
A pedagoga desenvolveu uma maneira de lidar com a falta de limite e o respeito entre as crianças. “Todos os dias, antes de começar as aulas, a professora faz uma roda e conversa com os alunos, de 3 a 6 anos. Durante o bate-papo se alguém, por exemplo, chuta um colega, a professora conversa sobre essa atitude e ensina as crianças o que é extrapolar na prática.”
PARA IMPOR LIMITES
Uma criança que se acostuma a sempre receber sim quando é pequena dificilmente vai aceitar um não na adolescência
Importante analisar como a noção do proibido vai se constituindo ao longo do desenvolvimento infantil para compreender melhor o comportamento da criança
Até 3 anos, será preciso repetir muitas vezes o que ela pode ou não fazer, explicando em poucas palavras a razão dessa proibição
Fundamental os adultos terem clareza de suas convicções, pois, para os pequenos, eles são modelos a serem seguidos
É por meio do convívio com os adultos que as crianças estruturam a própria personalidade
É muito difícil contrariar as vontades de alguém que amamos, mas necessário em alguns casos
http://txt.jt.com.br/editorias/2007/04/05/opi-1.94.8.20070405.5.1.xml
Jornal da Tarde
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