> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa tarde
Quarta-Feira , 15 de Maio de 2024
>> Notícias
   
 
ORQUESTRA SINFÔNICA BRASILEIRA


Publicado no Portal do Governo do Estado de São Paulo em 10/04/07

ORQUESTRA SINFÔNICA BRASILEIRA INICIA TEMPORADA DE CONCERTOS EM SÃO PAULO
Terça-feira, 10 de Abril de 2007 às 09h37

ORQUESTRA SINFÔNICA BRASILEIRA INICIA TEMPORADA DE CONCERTOS EM SÃO PAULO

A Orquestra Sinfônica Brasileira da Cidade do Rio de Janeiro apresenta no dia 18 de abril no Teatro Alfa, o primeiro concerto de sua temporada em São Paulo , sob regência do Maestro Roberto Minczuk, tendo como solista o pianista Arnaldo Cohen.

O programa que traz obras de Villa-Lobos, numa homenagem aos 120 anos de seu nascimento; Grieg, nos 100 anos de seu falecimento, e Mussorgsky marca uma nova fase na história da orquestra carioca, que ao longo de 2007 terá mais três espetáculos em São Paulo com o melhor da temporada carioca da OSB.

Os próximos concertos acontecerão em 30 de maio, quarta-feira, quando a OSB será regida pelo Maestro Kurt Masur; em 11 de julho, segunda-feira, a orquestra regida por Minczuk recebe a soprano Dame Kiri Te Kanawa, e em 21 de novembro, quarta-feira, também com Minczuk à frente da OSB, a solista é a jovem pianista coreana Joyce Yang.

Serão vendidas apenas 200 assinaturas para os quatro concertos da Temporada 2007 da OSB no Teatro Alfa, entre 8 e 11 de abril. As vendas ocorrerão apenas na bilheteria do teatro (Rua Bento Branco de Andrade Filho, 722 – Santo Amaro - tel: 11.5693.4000). A lotação do teatro será completada pela venda de ingressos avulsos.

A Orquestra Sinfônica Brasileira da Cidade do Rio de Janeiro conta com o apoio fundamental de seus mantenedores, a Prefeitura do Rio de Janeiro e a Companhia do Vale do Rio Doce, além do patrocínio master do Bradesco Prime e dos patrocínios dos grupos Oi, Light e, Alcoa.

O CONCERTO

Há exatos 90 anos, Villa-Lobos compunha o poema Sinfônico “Uirapuru”, obra em que se já se constatam as principais características de seu estilo de orquestração, marcada pela utilização de recursos que remetem ao universo das lendas populares brasileiras. O Uirapuru é, na mitologia indígena, um pássaro encantado que representa o amor e reflete claramente a profundidade da floresta tropical e seus mistérios. A estréia da peça aconteceu somente em 1935, sob regência do compositor no Teatro Colón de Buenos Aires.

Também no programa está o norueguês Edvard Hagerup Grieg. O seu Concerto em lá menor para Piano é uma das obras mais conhecidas do grande público. Assim como Villa-Lobos, Grieg também foi muito influenciado pela música francesa. A ironia estava presente à estréia da obra, em 03 de abril de 1869: por causa de compromissos já assumidos, Grieg não pôde comparecer, mas seus contemporâneos Niels Gade e Anton Rubinstein puderam testemunhar a primeira apresentação do único concerto do gênero escrito por Grieg.

Por fim, “Quadros de uma exposição”, originariamente escrita para piano pelo russo Modesto Mussorgsky, e que concebe a idéia de um visitante, representado pelo tema “Promenade”, que percorre toda a suíte e revela um olhar sobre cada quadro em forma de música. Em 1922, o compositor francês Maurice Ravel reorquestrou a obra transformando-a em parte dos mais populares repertórios sinfônicos. A variedade rítmica e timbrística da peça expõe claramente todos os naipes da orquestra.

Direção

Roberto Minczuk é diretor artístico e regente titular da Orquestra Sinfônica Brasileira, Filarmônica de Calgary e diretor artístico do Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão. Paralelamente a esses cargos, mantém uma intensa atividade como regente convidado em diversas orquestras norte-americanas e européias, como as filarmônicas de Nova York, Los Angeles eIsrael, Orquestra da Filadélfia, Orquestra Nacional da França, Filarmônica de Rotterdam, National Orchestra Centre de Ottawa, Sinfônica de St. Louis, Sinfônica de Atlanta, dentre muitas outras. Recebeu vários prêmios, como Grammy Latino, o Emmy e mais recentemente, o APCA na categoria de Melhor Regente de 2006.

Arnaldo Cohen apresentou-se com a Royal Philharmonic, a Philharmonia, Sinfônica da Rádio Bávara, a Orchestre de la Suisse Romande e a Santa Cecília de Roma, sob regência de maestros

http://www.saopaulo.sp.gov.br/sis/lenoticia.php?id=83542&c=7&siteID=1

Portal do Governo do Estado de São Paulo

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader