> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Quarta-Feira , 30 de Abril de 2025
>> Notícias
   
 
Escola Cidadã em discussão


Publicado No Site do Jornal da Tarde em 11/04/2007

Escola Cidadã em discussão
Educadores discutem aprendizado dos alunos além das disciplinas pedagógicas

BARTIRA BETINI, bartira.betini@grupoestado.com.br

A gestão democrática engloba todos os princípios: ela é pública, integrada e impõe responsabilidades'

O foco do ensino brasileiro está além da simples formação acadêmica. Educadores e governantes estão preocupados em formar cidadãos pensantes, com capacidade de colaborar com questões sociais.

A socióloga Helena Singer explica que existe uma estrutura de ensino que pretende colocar em prática essa teoria. Chamadas de escolas democráticas, hoje em São Paulo algumas unidades de ensino são diferenciadas. 'Principalmente por duas características: assembléias conjuntas entre educadores e professores para decidir a gestão escolar e uma estrutura mais flexível, como a opção de os estudantes escolherem as disciplinas que querem se aprofundar mais, o que estimula a vontade de aprender e, assim, colher melhores resultados.'

Uma delas funciona numa unidade municipal, no Campo Limpo, Zona Sul. O Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos (Cieja) é coordenado pela educadora Eda Luiz. 'Atendemos 1.342 alunos de 15 a 80 anos que cursam o Ensino Médio - que não é dividido em série, e sim em quatro módulos. Não dividimos os estudantes por idade. Os resultados são excelentes: 75% dos alunos da 8ª série se formaram em 2006. E todo ano é assim.'

O significado de escola democrática será debatido hoje, em São Paulo, no V Congresso Internacional de Educação, que este ano vai tratar do tema 'Escola Cidadã: incentivar a reflexão sobre o papel da escola na construção e na propagação de valores para uma convivência social responsável e solidária'.

Eda Luís e Helena Singer compõem o quadro de palestrantes, que inclui ainda Juan Carlos Tedesco, secretário nacional de Educação da Argentina. Esse evento é anual e espera receber 8 mil educadores. 'O mesmo congresso acontecerá dia 2 de maio no Rio de Janeiro e pretende receber 5 mil educadores', diz Mônica Messenberg, diretora da Fundação Santillana, que organiza o evento com a Editora Moderna.







http://txt.jt.com.br/editorias/2007/04/11/opi-1.94.8.20070411.2.1.xml

Jornal da Tarde

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader