> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa tarde
Quarta-Feira , 15 de Maio de 2024
>> Notícias
   
 
Aquecimento global: prêmios a projetos


Publicado pelo site Folha Online 12/04/2007

Projetos ganham prêmios por combate ao aquecimento global
da Efe, em Bruxelas

Cinco projetos desenvolvidos em diferentes pontos do planeta em resposta aos desafios do aquecimento global foram premiados no Energy Globe Awards, em uma cerimônia na qual estiveram presentes, entre outras personalidades, o ator americano Martin Sheen.

Os prêmios --concedidos nas categorias Terra, Água, Ar, Fogo e Juventude-- foram entregues em uma cerimônia realizada na quarta-feira à noite no Parlamento Europeu, e os vencedores foram projetos desenvolvidos, respectivamente, no Quênia, nos Estados Unidos, no Vietnã, na Índia e na África do Sul.

O primeiro lugar na categoria Terra foi oferecido a uma iniciativa queniana que utiliza a energia solar para secar alimentos. Entre as frutas e verduras produzidas no país, cerca de 35% são perdidas a cada ano, devido à falta de mecanismos para sua adequada conservação.

Na categoria Água, o prêmio foi para um projeto americano de sistema de tratamento eficiente para recursos hídricos. O método utiliza um filtro especial de plástico reciclado que permite obter água potável a partir de águas residuais.

Para o prêmio na categoria Ar, a escolhida foi uma iniciativa para a criação, no Vietnã, de pequenas centrais de biogás que ajudarão a reduzir as emissões anuais de CO2.

O prêmio da categoria Fogo foi entregue a um projeto para a construção de 16 mil casas com painéis solares na Índia. O processo conta com o apoio da Dinamarca e levaria quatro anos para ser concluído.

Por último, o projeto vencedor na categoria Juventude foi um novo modelo de casa na África do Sul. Graças à energia solar, seu interior mantém uma temperatura estável de 20 ºC independentemente do clima externo, através de um sistema natural de ar-condicionado.

Mais de 700 projetos de 96 países foram apresentados à banca do concurso.

Estiveram presentes na cerimônia Waris Dirie, embaixadora da Boa Vontade da ONU, e Maneka Gandhi, ex-ministra do Meio Ambiente da Índia.

Os prêmios foram criados há nove anos pelo especialista em ambiente austríaco Wolfgang Neumann, e são os mais importantes e reconhecidos entre os prêmios concedidos no âmbito do meio ambiente. Seu objetivo é informar o público sobre projetos sustentáveis.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u16288.shtml

Folha Online

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader