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A escola e a consciência cidadã


Publicado no Site do Jornal da Tarde em 17/04/07

A escola e a consciência cidadã
Projetos despertam nos alunos o interesse pelo próximo e a importância de ajudar em questões comuns a toda sociedade

BARTIRA BETINI, bartira.betini@grupoestado.com.br

Segundo o dicionário Aurélio, 'cidadania é a qualidade ou estado do cidadão'. Esse tema está cada vez mais presente dentro do cotidiano escolar. Tanto na rede pública como na particular há preocupação de mostrar às crianças noções de justiça, respeito e solidariedade, e para isso diversas escolas estão desenvolvendo projetos.

Para a professora Valéria de Souza, da coordenadoria de estudos e normas pedagógicas da Secretaria Estadual de Educação, cidadania não deve ser uma disciplina como filosofia, história ou sociologia. 'É muito mais do que aprender determinado conhecimento. É um assunto que deve estar presente em todas as disciplinas e ajudar no convívio social.'

Um exemplo é o da Escola Estadual Pedro Alexandrino, na Vila Mazzei, Zona Norte, onde o professor Adail Lopes desenvolveu o projeto 'Viola e Catira'. Catira é uma dança popular, na qual pessoas de todas as idades interagem com movimento dos pés e das mãos. 'Por meio desse projeto os jovens aprendem com os idosos - que, por sua vez, descobrem o que podem ensinar e aprender com adolescentes.'

Na Pedro Alexandrino também funciona o projeto da Polícia Militar 'Jovem Construindo a Cidadania'. Três policiais do bairro acompanham os alunos em visitas a asilos e entidades que atendem menores abandonados ou deficientes. Lá, esses alunos desenvolvem projetos sociais para ajudar determinada comunidade. Em alguns casos são distribuídos alimentos ou organizados eventos beneficentes.

'Cerca de 50 alunos de 5ª a 8ª série participam do projeto. Os estudantes aprendem noções de respeito ao próximo, como, por exemplo, a importância de ceder o assento no ônibus para uma pessoa mais velha ', diz a diretora Leocádia Moruzzi.

A estudante Carine Vaz de Campos, de 17 anos, participa do projeto. 'Uma das coisas que mais aprendi nesses três anos é me preocupar mais com o próximo e me sentir bem em ajudar quem eu nem conheço direito.'

Esse projeto da PM funciona em várias escolas estaduais e particulares do Estado. 'A maioria são alunos com passagens freqüentes à diretoria por mau comportamento. Eu trabalho com esse projeto há três anos e é incrível ver que ele dá resultado', conta a soldado PM Elaine Martos.

Na escola Albert Sabin, Zona Oeste, a cidadania é trabalhada com os alunos na escolha do representante de classe. 'O programa é desenvolvido com a parte teórica, em que explico o que é democracia e a importância do voto; a escolha dos candidatos e a votação', conta o professor André Luiz Favero.

Filosofia

As 3.779 escolas estaduais de São Paulo que oferecem Ensino Médio têm na grade curricular aulas de filosofia. Desde o ano passado, a matéria é obrigatória para a 1ª e a 2ª série do Ensino Médio e opcional para a 3ª série.

O professor Adail Lopes afirma que estudar filosofia é estudar cidadania. 'São questões que andam juntas e essenciais para diminuir o desrespeito. É necessário desenvolver o protagonismo juvenil dos alunos para eles conseguirem conviver com as pessoas, independentemente de idade ou classe social.'


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Jornal da Tarde

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