Movimento transforma comunidade |
|
|
Publicado no Site do Jornal da Tarde em 19/04/07 |
Movimento transforma comunidade
Estrela Nova comemora 21 anos de ação no Campo Limpo com lançamento de livro
SAULO LUZ, saulo.luz@grupoestado.com.br
Em 1978, um casal de origem holandesa se instalou numa casa do Jardim Paris, no Campo Limpo. A chegada da família à região mudou a paisagem do bairro. Mesmo sabendo que o local era problemático, com diversas favelas, Josef Simon Maria Schoenmaker, o Jos, e sua esposa Hermínia Eijsink Schoenmaker, a Emi, resolveram morar na região e contribuir para minimizar a desigualdade social entre os moradores da comunidade.
Desde 1979, ambos já estavam trabalhando como voluntários na região, mas foi no inverno de 1984 que foi organizado o Movimento Comunitário Estrela Nova. Para comemorar os 21 anos de existência, completados neste ano, foi lançado um livro que conta a história do movimento. Uma publicação que permite à comunidade do Campo Limpo exibir suas conquistas.
'No início, não tinha nada no bairro. Nós que nos organizamos em mutirões e começamos não só a discutir, mas também implantar soluções para a região', conta Jos. Sob a liderança do casal, os moradores da região deram início a um projeto de urbanização no bairro, criando e conquistando serviços de recreação, complementação escolar, alfabetização de adultos, pré-escola e até atendimento médico. São mais de cem colaboradores, dentre funcionários e voluntários da própria comunidade. 'Nós não imaginávamos que iria crescer tanto. É algo realmente gratificante', diz Jos.
Projetos
Hoje, um ponto alto da organização é o Projeto Jovem em Movimento, um núcleo de jovens da comunidade que, com o apoio de uma associação holandesa, identificou demandas sociais e organizou ações na região. Dentre os projetos, se destaca a construção de uma quadra esportiva para a comunidade, a realização de sessões de cinema itinerantes a cada 15 dias, aulas de grafite aos domingos e cursos de recreação infantil. Com o final do apoio financeiro da entidade holandesa, há um ano, a comunidade vem enfrentando o desafio de manter as atividades do Projeto Jovem. Para isso, 20 jovens participaram de cursos de gestão de projetos. 'Está difícil. Precisamos de muita coisa, mas está funcionando', conta Josias Batista do Nascimento, responsável pela administração da quadra.
A POPULAÇÃO DO CAMPO LIMPO
Ao todo,são 237 favelas na região do Campo Limpo, somando uma população de 122.738 habitantes - o que representa 25% da população total da região, segundo dados do IBGE/2000
Na região atendida pelo Estrela Nova, a população residente em favelas corresponde a 11% do total de moradores de favelas em todo o município de São Paulo
http://txt.jt.com.br/editorias/2007/04/19/opi-1.94.8.20070419.35.1.xml
Jornal da Tarde
Para mais informações clique em AJUDA no menu.
|