> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Quinta-Feira , 01 de Maio de 2025
>> Notícias
   
 
USP cria bolsa para aprovado da rede pública


Publicado no Site da Globo em 23/04/07

USP cria bolsa para aprovado da rede pública
Serão distribuídos 180 auxílios mensais de R$ 250 aos melhores vestibulandos.
Estudante divulgará vestibular da Fuvest em sua escola de origem.
Simone Harnik

Do G1, em São Paulo
entre em contato
ALTERA O
TAMANHO DA LETRA A-A+A Universidade de São Paulo (USP ) vai premiar com uma bolsa os 180 melhores colocados no vestibular 2007 aprovados da rede pública pelo programa de inclusão social da entidade, o Inclusp. O valor do auxílio será de R$ 250 mensais. O estudante beneficiado será “garoto-propaganda” do programa e deverá divulgar o vestibular da Fuvest, fundação que realiza o exame, em sua escola do ensino médio.



Saiba mais

» Programa de inclusão da USP já é um sucesso, diz pró-reitora

» Sobram 307 bolsas de programa de inclusão da USP

» USP muda critério para conceder isenções

» Retrospectiva 2006: USP aprova programa de inclusão social

O Inclusp foi criado no final do ano passado e tem como uma de suas principais medidas fornecer bônus de 3% na nota do vestibular dos estudantes provenientes da escola pública. O objetivo era ampliar o acesso dos candidatos de colégios do estado à universidade pública. Agora, 180 alunos que ingressaram na USP pelo programa, e que satisfizerem critérios de mérito e socioeconômicos, ganharão o benefício.

“Os alunos que receberem a bolsa vão ser embaixadores em sua escola de origem. Terão de conversar com os colegas e divulgar que é possível passar na universidade pública. Eles venceram uma batalha. Agora vão fazer propaganda da iniciativa”, afirma Franco Maria Lajolo, vice-reitor da USP.

A bolsa só será válida para o primeiro ano de curso, pois, no decorrer da graduação, o estudante poderá concorrer a outros benefícios da entidade, como bolsa-trabalho ou bolsas de pesquisa.

As parcelas serão pagas até o fim do ano. As primeiras, de acordo com Lajolo, deverão ter valor maior, para compensar os meses que os estudantes premiados ficaram sem receber. Com parte do dinheiro, o estudante deverá se locomover à sua escola de origem para levar panfletos e informações sobre a universidade.

A USP ainda vai definir a forma de divulgar os beneficiados. “Como são pessoas premiadas pela nota no vestibular e por sua condição socioeconômica, não queremos expor sua condição financeira. Certamente, o candidato que ganhou a bolsa, vai ficar sabendo”, afirma o vice-reitor. Há beneficiados por todos os campi da universidade.

http://g1.globo.com/Noticias/Vestibular/0,,MUL25593-5604,00.html

Site da Globo.com

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader