Quinta-Feira , 16 de Maio de 2024

Agora só falta pôr em prática

Publicado no Site do Jornal da Tarde em 25/04/07

Agora só falta pôr em prática
No lançamento do plano da educação, Lula disse que é complemento do PAC e valorizará elite ‘do saber’ em vez da ‘do berço’

LEONENCIO NOSSA, pergunta.jt@grupoestado.com.br

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro da Educação, Fernando Haddad, lançaram ontem o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), chamado PAC da Educação. Entre as medidas previstas está a adoção do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que mede não só o resultado dos estudantes em provas, mas também os níveis de evasão e aprovação. O pacote também significará acréscimo de R$ 1 bilhão em repasses federais aos municípios mais pobres e com os piores indicadores.

Outra medida prevista é a ampliação do acesso ao ensino superior, com incentivos financeiros para que as universidades federais abram mais vagas.

Lula disse que o PDE é um “passo gigantesco” para a melhoria do ensino e irá “ficar no calcanhar” de assessores e de Haddad para que o plano seja implantado. No discurso, Lula disse que “não é inadequado” fazer associações entre o PDE e o Plano de Aceleração do Crescimento (PAC). “Esse é o plano mais abrangente para melhorar a Educação. Vejo nele um novo século da Educação no Brasil, capaz de prevalência do mérito, da elite da competência e do saber, e não apenas da elite do berço”, afirmou o presidente Lula.

A prioridade do PDE é a Educação Básica, que vai do Ensino Infantil ao Ensino Médio, além de medidas para melhorar os indicadores de qualidade nos nove anos do Ensino Fundamental.

Segundo o presidente, o PDE irá permitir a definição de um piso salarial para o magistério. E ressaltou a importância de melhorar as condições de trabalho dos 2 milhões de professores que atuam nos diversos graus de ensino. “A Educação só pode melhorar se for melhorado todo o conjunto e o PDE prevê interferências profundas na Educação Básica, na educação tecnológica e no ensino superior.”

Lula observou ainda que o Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) deverá aumentar em dez vezes os investimentos federais nas áreas mais carentes do ensino. O presidente ainda convocou a sociedade a participar do plano e afirmou que esse é o maior programa de mobilização social já visto no País. “As famílias precisam freqüentar as escolas, acompanhar os resultados dos seus filhos e cobrar.”

PRINCIPAIS PONTOS DO PAC DA EDUCAÇÃO

Criação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e apoio às prefeituras com indicadores educacionais mais baixos

Implantação da Provinha Brasil para avaliar a alfabetização de crianças de 6 a 8 anos

Olimpíada de Língua Portuguesa, em 2008, em cerca 80 mil escolas e 7 milhões de alunos