Feira traz atrações sustentáveis |
|
|
Publicado no Site do Jornal da Tarde em 26/04/07 |
Feira traz atrações sustentáveis
Aberta ao público, a Feira de Sustentabilidade tem atrações que vão desde oficina de origami a exposição de fotos de Sebastião Salgado
SAULO LUZ, saulo.grupoestado.com.br
Receita de sabão caseiro, oficina de origami e fotos de Sebastião Salgado. Somente um assunto poderia reunir coisas tão distintas num mesmo ideal: a sustentabilidade. Isso é um pouquinho do que é possível encontrar na Feira de Sustentabilidade, que ocorre na marquise do Parque do Ibirapuera, acompanhando o 2º Congresso Ibero-Americano sobre Desenvolvimento Sustentável (Sustentável 2007), que acontece no mesmo parque.
Aberta ao público, além dos participantes do congresso, a feira atraiu curiosos como a professora de ciências e matemática Marli Pereira Gregório Prado, que visitava uma exposição no parque e acabou conferindo alguns estandes da Sustentável 2007. 'Hoje sabemos que a sustentabilidade é um assunto que devemos tratar na sala de aula também', diz a professora, que gostou do estande do Greenpeace.
Além de diversas apresentações musicais e artísticas gratuitas, no local estão estandes de empresas e ONGs que contam, à sua maneira, o que é sustentabilidade. No estande da Petrobrás, por exemplo, dois jogos de videogame interativos e ecológicos fazem a alegria de crianças e adultos. Num deles, o jogador tem como objetivo evitar o desperdício de água numa casa com vazamentos constantes. O visitante recebe, também, um envelope com uma semente de pé de Jacarandá e dicas sobre como plantá-lo. No mesmo estande, um balcão do Instituto Ação Triângulo explica para o público como colaborar com a sustentabilidade na própria casa. Além das dicas, o visitante recebe um sabão ecológico, feito de óleo de cozinha. 'É melhor do que o sabão comum que está no mercado, porque este também limpa a consciência', brinca Fabiana Oliveira, relações institucionais da ONG.
No espaço do banco Real, um coletor de pilhas e baterias usadas chamava a atenção. No centro da marquise, a oficina de origami 'Desdobrando Gerações Futuras' propõe que cada participante crie formas básicas com papel reciclado. No final, cada parte montada comporá uma grande escultura sustentável, que será deixada no parque como lembrança. Já o estande do Greenpeace apontou causas, conseqüências e soluções do aquecimento global, alertando sobre o perigo do desmatamento na Amazônia e lembrando o Catarina, primeiro furacão que atingiu terras brasileiras, em 2004.
Um dos estandes que mais atraiu atenção do público foi o da Arcelor Brasil, que mostrava o Projeto Gênesis, exposição de imagens em preto-e-branco do fotógrafo Sebastião Salgado, que tocou a professora de ioga Tatiana Marrocco. 'São fotos lindíssimas que mostram também como o Planeta está perdendo o colorido', diz. 'Espero que essas empresas estejam realmente preocupadas em trabalhar por um mundo melhor', finaliza.
http://txt.jt.com.br/editorias/2007/04/26/opi-1.94.8.20070426.11.1.xml
Jornal da Tarde
Para mais informações clique em AJUDA no menu.
|