Virada Cultural: Museus estendem horários |
|
|
Publicado no Portal do Governo do Estado de São Paulo em 03/05/07 |
Museus de SP estendem horários na Virada Cultural
Quinta-feira, 03 de Maio de 2007 às 10h56
Museus e galerias de arte vão ficar de portas abertas até altas horas na noite do próximo sábado na Virada Cultural. Enquanto exibem suas coleções, pelo menos outras 350 atrações movimentarão o fim de semana do paulistano no dias 5 e 6 de maio.
Em francês, a expressão Noite Branca significa uma noite inteira sem dormir. Desde 2001, a prefeitura de Paris mantém seus cidadãos acordados no primeiro sábado de outubro. Todos os grandes museus da cidade ficam abertos durante 24 horas nas chamadas "Noites Brancas".
A experiência foi copiada em Madri, Bruxelas e Roma e desde 2005, São Paulo criou a sua versão para o evento europeu. Na Virada Cultural, nos dias 5 e 6 de maio, a Pinacoteca do Estado, a Estação Pinacoteca, o Museu da Língua Portuguesa, o MIS – Museu da Imagem e do Som, o Museu da Casa Brasileira e algumas galerias do Sesc também estendem seus horários de atendimento.
Mas em São Paulo, a programação foi além das paredes dos museus. Mais de 350 atrações entre concertos, performances e espetáculos teatrais se espalham por toda a cidade. A Virada Cultural é promovida pela Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com a SPTuris, Secretaria de Estado da Cultura e do Sesc SP.
O prédio da Pinacoteca do Estado de São Paulo (10h às 24h, 5/maio, 10h às 17h, 6/maio) vale uma visita por si só. Construção inacabada de Ramos de Azevedo, com uma fantástica intervenção moderna do arquiteto Paulo Mendes da Rocha, o museu mais organizado do país dispõe de uma ampla coleção de arte do século 19. Almeida Júnior, Pedro Alexandrino e Oscar Pereira da Silva são alguns dos nomes da sua coleção, que também conta com artistas do modernismo como Cândido Portinari, Anita Malfatti, Victor Brecheret, Tarsila do Amaral e Di Cavalcanti. A
Além do acervo permanente, a instituição conta com mostras temporárias como a da artista Niobe Xandó. São 182 peças de uma das pioneiras do realismo fantástico brasileiro.
As obras fortemente gráficas abordam temas como natureza e culturas primitivas. Além disso, a Pinacoteca conta com um respeitado gabinete de fotografia, com curadoria de Diógenes Moura. Em cartaz, ‘Olhar Viajante’, uma seleção de imagens feitas pelo escritor franco-suíço Nicolas Bouvier numa viagem entre Genebra e o Ceilão, nos anos 50.
Já em ‘Diálogo do Inconsciente’, Eduardo Villares mostra uma série de fotografias de tom abstrato que retratam detalhes de sua vida pessoal. Na noite da Virada, o museu promove ‘Esculturas da Pinacoteca no Parque da Luz: sob uma nova luz‘ (19h, 21h e 23h), um passeio guiado à noite pelo parque, iluminado apenas por lanternas.
O Museu da Língua Portuguesa (10h às 24h, 5/maio, 10h às 17h, 6/maio) logo ali em frente, tem uma programação habitual voltada à literatura. A instituição é a única dedicada a contar a história de uma língua em todo o mundo. Embora seja o museu de um idioma, não há livros por lá, mas palavras, versos e sons por toda a parte.
Os visitantes conseguem ouvir as várias sonoridades do português, além de descobrir de onde vieram as palavras de nossa língua. Sistemas eletrônicos de última geração projetam palavras no teto, no chão e nas paredes, num jogo de luzes e sons que encanta adultos e crianças. É certamente um dos museus mais interessantes do mundo e o mais diferente em todo o país.
Nesta temporada, a ala de mostras temporárias tem uma exposição sobre a escritora Clarice Lispector. "A Hora da Estrela", título homônimo de um de seus livros mais famosos, é uma mostra interativa que vai dispor de um recurso incomum: duas mil gavetas se espalham pelo ambiente, mas somente 65 delas terão o tesouro que os visitantes procuram, ou seja, correspondências, rascunhos e outros documentos manuscritos pela própria escritora, morta há 30 anos.
A poucos metros dali, ao lado da Sala São Paulo, funciona a Estação Pinacoteca (10h às 24h, 5/maio, 10h às 17h, 6/maio). O museu é um anexo da Pinacoteca do Estado e funciona no temido edifício do antigo DOPS, a polícia polític
http://www.saopaulo.sp.gov.br/sis/lenoticia.php?id=84110&siteID=1
Portal do Governo do Estado de São Paulo
Para mais informações clique em AJUDA no menu.
|