> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Quinta-Feira , 01 de Maio de 2025
>> Notícias
   
 
Tecnologia pela educação


Publicado no Site do Jornal da Tarde em 10/05/07

Tecnologia pela educação
Equipe representará o Brasil em competição mundial de tecnologia da informação, na Coréia, com dispositivo móvel para leitura em braile

SAULO LUZ, saulo.luz@grupoestado.com.br

Quatro estudantes brasileiros representarão o Brasil na fase mundial da Imagine Cup 2007, espécie de copa do mundo da computação que acontece entre junho e agosto em Seul, capital da Coréia do Sul. A equipe Oysteriz SD, formada por Diogo Nascimento, Murilo Pontes e Thiago Teixeira, alunos da Universidade de Pernambuco, e Raquel Almeida, do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), venceu a categoria Design de Software na etapa brasileira da competição.

Motivados pelo o tema - “Imagine um mundo onde a tecnologia permite uma melhor educação para todos” -, estudantes de ensino médio, superior e de pós-graduação de mais de 90 países participaram desta edição da competição, considerada a maior do gênero.

O KnowTouch, projeto da equipe vencedora da etapa brasileira, é um dispositivo móvel para leitura de livros e textos digitalizados em braile. Cada um dos vencedores ganhou um troféu, um notebook e o direito de disputar a final na Coréia. O projeto nasceu da idéia de Diogo, que na infância prometia ao avô, que é cego, que se tornaria médico e acharia a cura para seu problema. Mais tarde, o jovem acabou seguindo outro caminho profissional, mas não se esqueceu da promessa feita ao avô. O software criado por ele e seus colegas transmite textos digitalizados e traduzidos em braile para um aparelho (também desenvolvido pelos alunos) que reproduz o relevo da linguagem por meio de pinos móveis dispostos em um painel leitor. O resultado é uma reprodução tátil do texto que está na tela do computador. “Ele vai somente sentir os pinos. É possível usá-lo não só para livros, mas para qualquer formato de texto”, explica a única mulher da equipe e de toda a final, Raquel Almeida.

Alfabetização digital

Em segundo lugar ficou a equipe Trivent Dreams com o projeto e-du, um software para alfabetização digital em massa marcado pela interatividade. Na terceira colocação, a equipe Guarini criou o projeto Mosaico, uma solução com alta tecnologia que permite melhorar o processo de avaliação dos alunos por meio de parâmetros curriculares do Ministério da Educação (MEC) e das próprias escolas. A idéia é simples e inova a maneira da avaliação da educação. No programa, cada habilidade adquirida pelo aluno representa um pedaço que irá compor um mosaico final - que, por sua vez, compara o desempenho do aluno com os parâmetros do MEC e da escola. “A idéia é causar uma inovação tecnológica e metodológica na área”, diz Richard Araújo, um dos desenvolvedores.

http://txt.jt.com.br/editorias/2007/05/10/opi-1.94.8.20070510.4.1.xml

Jornal da Tarde

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader