> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Quinta-Feira , 01 de Maio de 2025
>> Notícias
   
 
Dê um fim, ou começo, ao seu óleo de cozinha


Publicado no Site do Jornal da Tarde de 11/06/07

Dê um fim, ou começo, ao seu óleo de cozinha
Transformar em sabão ou em biocombustível são algumas alternativas para o óleo

SAULO LUZ, saulo.luz@grupoestado.com.br

Jogar óleo de cozinha na pia ou no vaso sanitário, como faz a maioria das pessoas, é um dos maiores venenos caseiros para a natureza. Isso porque, em muitos casos, o óleo vai parar nos córregos. Para se ter uma idéia, estima-se que à cada litro de óleo jogado nos esgotos, 1 milhão de litros de água são poluídos.

Uma maneira de amenizar isso é reutilizá-lo para fazer sabão. A dona de casa Simone da Silva Craveiro, de 34 anos, por exemplo, sempre separa o óleo caseiro em garrafas plásticas de refrigerante e outros recipientes e doa para uma amiga. 'Na minha casa já é um costume separar todo o lixo. Mas como eu não sei fazer o sabão, nós doamos o óleo para uma senhora que vende sabão artesanal. Além de contribuir com o meio ambiente, é uma maneira de ajudá-la a gerar renda', conta. O óleo usado também pode ser despejado na terra do vaso de planta, pois os componentes orgânicos do óleo ajudarão na fertilização do solo.

Outra saída é depositar o óleo em locais que reciclam ou reutilizam o produto, como algumas lojas da rede de supermercados Pão de Açúcar. A rede, juntamente com a Unilever está iniciando um projeto piloto de reciclagem do óleo, que vai levá-lo da frigideira direto para o tanque de combustível.

Biocombustível

A iniciativa vem completar o programa 'Estações de Reciclagem Pão de Açúcar Unilever', que, desde 2001, já recolheu quase 15 mil toneladas de lixo reciclável em postos de coleta dispostos nas lojas da rede. 'Agora, o programa passa a receber também óleo de cozinha usado, que é encaminhado para cooperativas de reciclagem que, por sua vez, comercializam o produto com empresas de biocombustível', explica Rosângela Bacima, diretora de responsabilidade socioambiental da rede Pão de Açúcar.

'Agora, já tenho outras alternativas para o óleo usado', diz a dona de casa Simone, que já tem o hábito de levar o lixo nos postos do supermercado. Por enquanto, nove lojas estão recebendo, mas a intenção é ampliar o projeto para todas lojas .

Para reservar o óleo basta esperar que o produto esfrie. Em seguida, ele deve ser embalado e colocado numa embalagem PET, de preferência transparente, e levar a um dos postos de coleta da rede. Para saber o endereço das lojas que recebem o óleo usado ou outras informações, ligue para o número 0800-7-732-732.

COMO TRANSFORMAR O ÓLEO EM SABÃO

INGREDIENTES

2 litros de óleo de cozinha usado; 350 gramas de soda cáustica em escama e 350 ml de água

PREPARO

Dissolva a soda cáustica na água em um balde reforçado ou lata de tinta
Leve o óleo, coado, ao fogo até aquecer em temperatura
aproximada de 60º
Apague o fogo, acrescente a soda e mexa até engrossar (20 a 30 minutos)
Despeje em recipientes e deixe o sabão secar e descansar

http://txt.jt.com.br/editorias/2007/06/11/opi-1.94.8.20070611.8.1.xml

Jornal da Tarde

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader