40% dos livros didáticos não são devolvidos |
|
|
Publicado no Portal Folha Online em 11/06/2007 |
Alunos da rede pública deixam de devolver 40% dos livros didáticos
Publicidade
da Agência Brasil
No início das aulas, os alunos da rede pública de ensino fundamental recebem livros didáticos de português, ciências, geografia, história e matemática, para devolvê-los ao final do ano letivo.
Levantamento feito pelo FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), do Ministério da Educação, responsável pelo Programa Nacional do Livro Didático, aponta que aproximadamente 40% dos livros não são devolvidos, sendo 46,5% no Nordeste, 41% no Centro-Oeste e Norte, 32,2% no Sudeste e 27,2% no Sul.
Para o diretor de Ações Educacionais do FNDE, Rafael Torino, é importante que alunos, pais e professores tenham consciência sobre o uso do livro didático. "Nós fazemos um esforço grande para adquirir os livros. Eles são bem confeccionados. São previstos para durar três anos. Por isso, é importante que sejam usados novamente no ano seguinte, para que ninguém fique sem livro".
Segundo o diretor do Centro de Ensino Fundamental 03 de Sobradinho, no Distrito Federal, Vilmey Romano, os alunos da escola devolvem quase todos os livros, após um trabalho de conscientização. "Colocamos para o aluno que o livro não é de graça, para ele se sentir responsável, porque, na verdade, também faz parte da compra através dos impostos".
http://www1.folha.uol.com.br/folha/educacao/ult305u303261.shtml
Jornal Folha de São Paulo
Para mais informações clique em AJUDA no menu.
|